A Dirf – Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte é a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil:
Observação: O Calima contempla as DIRF’s de 2014, 2015, 2016 e 2017.
Para que um evento a ser lançado se apresente na DIRF, é preciso configura-lo, no caso dos eventos fixos como salário e INSS essa configuração já é efetuada pelo sistema.
a) Em seu módulo Folha de Pagamento, acesse o menu Manutenção > Tabelas > Evento, caso queira efetuar a configuração em um evento já existente, clique em "Consultar", selecione um evento e clique em "Alterar" ou então clique em "Incluir" para criar um novo evento.
b) Marque a opção "Informe de Rendimentos" e no campo "Natureza do Evento" selecione a natureza que se adéqua melhor a empresa.
c) Feito isso, salve e efetue o lançamento para o funcionário.
Para que o valor do plano de saúde seja apresentado na DIRF, basta criar o plano e vincula-lo ao funcionário.
Criação do Plano de Saúde
a) Em seu módulo Folha de Pagamento, acesse o manu Manutenção > Tabelas > Plano de Saúde, clique em "Incluir".
b) Preencha com os dados do plano de saúde a ser criado.
c) Feito isso, salve e poderá efetuar o vinculo ao funcionário.
Vincular Plano de Saúde
a) Em seu módulo Folha de Pagamento, acesse o menu Manutenção > Trabalhador > Vínculo, clique em "Consultar", selecione o trabalhador e clique em "Alterar".
b) Na aba "Planos de Saúde", clique sobre o botão "Adicionar".
c) Irá efetuar o preenchimento dos dados do plano de saúde.
d) Para gerar o registro de RTPSE – Reembolso do Titular do Plano de Assistência à Saúde - Coletivo Empresarial, basta clicar no botão "Adicionar" na tela anterior e preencher os dados na seguinte tela.
e) Salve e o vinculo do plano de saúde no funcionário estará feito.
Plano de Saúde de Dependentes
Em casos de dependentes com plano de saúde, basta apenas selecionar a opção "Dependente de Plano de Saúde" na configuração do dependente.
a) Em seu módulo Folha de Pagamento, acesse o menu Manutenção > Dependente.
b) No campo "Trabalhador", selecione o trabalhador responsável pelo dependente, caso deseje configurar um dependente já existente, clique em "Consultar", selecione o dependente e clique em "Alterar" ou então clique em "Incluir" para adicionar um novo dependente.
c) Selecione a opção "Dependente de Plano de Saúde".
d) Clique na engrenagem de "Pagamento de Plano de Saúde". Para inserir um "Pagamento de Plano de Saúde" clique no ícone "+".
e) Na aba "Pagamentos" informe o "Plano de Saúde", "Referência Inicial", "Referência Final " e "Valor" e clique em Lançar.
f) Caso exista informações de reembolso do plano de saúde, clique em "Reembolsos" e clique no ícone "+".
g) Para gerar o registro de RDTPSE – Reembolso do Dependente do Titular do Plano de Assistência à Saúde - Coletivo Empresarial clique sobre o botão adicionar da tela anterior. Na última tela, ira efetuar todo o preenchimento.
i) Salve para manter a configuração do reembolso.
Acesse o Módulo Folha de Pagamento, vá até o menu Arquivos Digitais > Exportação > DIRF.
Preencha os dados de acordo com o arquivo que deseja gerar e importe no validador
Observação: Caso selecionadas "mais de uma empresa", será gerado um arquivo de extensão ".Zip" com todas as empresas. Após a geração descompacte o arquivo em uma pasta de sua escolha e importe no validador da DIRF os arquivos um a um.