O Manual de Integração do Contribuinte informa que o emissor de uma nota fiscal eletrônica (NF-e) deve enviar o arquivo digital gerado para o destinatário, que deve guardá-los no prazo previsto em lei. Devido a esta possibilidade e visando facilitar o trabalho de nossos clientes, foi criado no Calima uma rotina de Importação de NF-e, que consiste na importação dos arquivos XML gerando automaticamente um lançamento fiscal de entrada/saída.
O arquivo a ser importado é o arquivo de Distribuição da NF-e processada pelo sistema. Este possui as informações necessárias que garantem que a NF-e foi recebida e autorizada pela Sefaz. Observe o exemplo no link [1]
Foram feitas alterações significativas no filtro de origem de lançamento contido no calima. A partir da versão 3.7.03 as origens de lançamento do módulo fiscal serão tratadas da seguinte forma:
a) Em seu módulo Fiscal, acesse o menu Arquivos Digitais > Importação > NF-e Nota Fiscal Eletrônica > Arquivo XML.
b) Primeiramente deve efetuar a configuração, para isso clique em "Configuração".
c) Efetue a configurações para a importações de seus arquivos, começando pela Aba Geral: .
d) Realize as configurações padrões para a Aba Entrada.
e) Realize as configurações padrões para a aba Aba Saída.
f) Na aba Situação especial de ICMS você poderá adiconar uma situação especial de IPI para um ou mais CFOP's , para cada Tipo de Movimento entrada ou saída. Essa configuração serve para alterar a Base de Cálculo do ICMS das notas na importação da NF-e.
g) Na tela "Situação Especial CFOP ICMS" selecione o "Tipo de Movimento" Entrada ou Saída, Informe o "CFOP" ou selecione a opção "Todos os CFOP's" para que todos recebam a configuração, insira a "Situação Especial de ICMS" e clique em "Salvar".
h) Na aba Situação especial de IPI você poderá adiconar uma situação especial de IPI para um ou mais CFOP's , para cada Tipo de Movimento entrada ou saída. Essa configuração serve para alterar a Base de Cálculo do IPI das notas na importação da NF-e.
i) Na tela "Situação Especial CFOP IPI" selecione o "Tipo de Movimento" Entrada ou Saída, Informe o "CFOP" ou selecione a opção "Todos os CFOP's" para que todos recebam a configuração, insira a "Situação Especial de IPI" e clique em "Salvar".
j) Na Aba "Situação Especial de Segregação" ao configurar uma segregação na importação será preenchido o tipo de segregação, dos arquivos importados a partir da CFOP selecionada e sua segregação correspondente.
OBS: Somente empresas de tributação Simples nacional pode utilizar esta configuração. No caso da NF-e somente as notas de Saída podem receber essa configuração.
k) Na tela "Situação Especial de Segregação por CFOP" informe o "CFOP" ou, marque "Todos os CFOP's", informe o tipo de segregação e selecione os "Impostos p/Segreg. Selecionada" e clique em "Salvar".
OBS: Os impostos para o campo "Impostos p/Segreg. Selecionada" são habilitados conforme o tipo de "Segregação" escolhida.
l) Feito as devidas configurações, Informe a "Dt. entrada padão", selecione os "Arquivos" e clique em "Importar".
m) Na tela Relação de Itens, caso deseje alterar um Produto/Serviço selecione-o e clique em alterar. Clique em "Salvar" para finalizar o procedimento de importação das notas.
"OBS:" Marcando a opção "Fazer a Relação de Produtos/Serviços Automaticamente" o sistema pulará a próxima tela e será gerado o relatório com o resultado da importação.
n) Ao final do processo será exibido a tela com o resultado da importação.
a) Caso ao realizar a importação algum arquivo seja rejeitado, ao clicar na aba "Arquivos Rejeitados" será exibido o botão "Imprimir Rejeitados" clique nele para gerar o relatório.
b) Uma tela de confirmação será exibida escolha entre Abrir ou Salvar.
c) O relatório Detalhes sobre o Resultado da Importação exibirá o total de pendências e qual foi o erro para cada arquivo.
a) Para utilizar a opção "Utilizar alíquota de PIS/COFINS da empresa ao invés da alíquota do XML" marcada nas configurações de importação de NF-e, é necessários realizar as seguintes configurações. Acesse Módulo Principal> Manutenção > Empresa > Aba Dados Complementares. O campo "Tributação" deve ser DIFERENTE de Simples Nacional;
b) Para cadastrar os valores das alíquotas de PIS/COFINS em: Manutenção> Impostos> Configurações > PIS ou então COFINS.
c) Preencha com os dados do imposto COFINS. Após, clique em "Salvar" para manter a configuração efetuada.
d) Preencha com os dados do imposto PIS. Após, clique em "Salvar" para manter a configuração efetuada.
e) Processos> Calcular e Consultar Impostos> Opções> Abrir Configurações de Impostos da empresa atual. passo anterior.
f) Informe as configurações de PIS e COFINS, cadastradas anteriormente e clique em salvar. Após isso basta realizar a importação da NF-e.
Orientações sobre o preenchimento de NF-e [2]