Cadastro de Evento
- Código: Campo de preenchimento facultativo. Não havendo preenchimento pelo usuário o sistema incrementará automaticamente a partir do número 501.
- Sub-Fórmula.
- Reforçar Recálculo das Sub-fórmulas.
- Descrição: Texto de até 250 caracteres. Poderá utilizar letras e números na descrição. Não recomendamos, apesar do o campo permitir 250 caracteres, descrições muito longas, pois podem não ser impressas em sua totalidade nos relatórios.
- Tipo: São 5 os tipos possíveis de eventos:
- Calculado: Eventos que são apurados a partir de outros eventos calculados anteriormente. Esse tipo de evento é de uso restrito e só deve ser utilizado em casos específicos. Não deve ser alterado nos eventos de sistema.
- Desconto: Este tipo será utilizado para eventos com efeito negativo no contra-cheque do funcionário. Deve-se ter uma especial atenção nas incidências de eventos de desconto, pois podem diminuir a base de INSS/FGTS e I.R. (Ver item 13).
- Informativo: se Marcado desabilita a aba Homolognet.
- Informativo Dedutor: se Marcado desabilita a aba Homolognet.
- Rendimentos: Rendimentos ou proventos tem caráter positivo na folha de pagamento.
- Tipo de arredondamento: É possível selecionar 2 tipos:
- Arredondar.
- Truncar.
- Evento das Férias calculado proporcionalmente na Folha.
- Enviar para o eSocial.
- Fórmula:.
- Descrição da Fórmula:.
- Customizar:.
- Validar:.
- Referencia.
- Hora Aula.
Cadastro de Fórmulas
Na tela de "Manutenção de Eventos" caso você já tenha o conhecimento das fórmulas e eventos é possível inseri-las diretamente no campo Fórmula, caso contrário clique no botão Customizar para cadastrar sua fórmula.
Na tela "Customização da Fórmula" teremos as seguintes opções:
- Fórmula
- Variáveis
- Horas variável que incluí as horas trabalhadas pelo trabalhador.
- Dias Dias trabalhados pelo trabalhador.
- Valor recebido pelo trabalhador.
- Fórmulas Padrões:
- Fórmula de Hora extra.
- Fórmula de Adicional.
- Fórmula de Desconto Percentual.
- Base de Cálculo. Cada forma terá sua base de cálculo.
- Valor do Percentual.
- Gerar Fórmula. Este botão serve para gerar a fórmula padrão, basta selecionar Hora extra, Adicional ou Desconto Percentual, informar o valor percentual. e caso deseje incluir algum evento na base de cálculo.
- Eventos Disponíveis. Lista de eventos que podem ser adicionados na base de cálculo e na fórmula.
- Botões para manipulação dos eventos
- Botão "+" incluí um evento na fórmula.
- Botão "*" incluí um evento na base de cálculo.
- Botão Atualizar, atualiza a lista de eventos disponíveis.
Abaixo o exemplo da Fórmula do salário base. Após configurar sua fórmula basta clicar no botão "Fechar".
Depois de criar a fórmula para o seu evento é aconselhável clicar no botão "Validar" para conferir se sua fórmula está correta.
Configuração das Abas dos Eventos
Aba Gerais
Na aba Gerais, serão feitas as configurações gerais de acumulações e incidência para o evento.
Incidências:
- FGTS.
- Salário Composto.
- DARF/PIS.
- Incide Sobre Salário Maternidade.
- INSS sobre Folha/Rescisão, Férias ou 13º Salário.
- IRRF sobre Folha/Rescisão, Férias, 13º Salário ou PLR.
Acumulações:
- Férias e Rescisão.
- 13º Salário.
- Aviso Prévio.
- Nº de meses Para acumulação de Férias e Rescisão.
- Nº de meses Para acumulação de 13º Salário.
- Nº de meses Para acumulação de Aviso Prévio.
Aba DIRF
Na aba DIRF Marque a opção Informe de Rendimentos para habilitar o campo Natureza Evento. Informe a Natureza do evento que será utilizado na geração da DIRF.
Aba Homolognet
Na aba Homolognet iremos configurar os descontos e rendimentos para o evento. Para eventos do tipo Desconto na aba Homolognet, deverá ser selecionado qual o desconto.
Para eventos do tipo Rendimento na aba Homolognet deverá ser selecionado o Rendimento e Percentual.
Para eventos do tipo Calculado na aba Homolognet deverá ser selecionado o Rendimento e Percentual e o Desconto.
ATENÇÃO:
- Eventos do tipo Informativo e Informativo Dedutor não terão configuração para o Homolognet.
Para que o campo Percentual seja habilitado na aba Homolognet a Rubrica selecionada para o Rendimento deve possuir a check box Percentual marcado na Rubrica. Clique no ícone de Lupa para editar a Rubrica, selecione o registro e clique no botão "Alterar".
Na Rubrica Marque o checkbox Percentual e clique em "Salvar".
Aba eSocial
Para eventos que são enviados ao eSocial, o evento deve possuir as devidas configurações na aba eSocial e suas sub-abas. A aba eSocial só estará habilitada caso o checkbox Enviar para o eSocial estiver marcado.
Informe a Natureza da Rubrica e configure os campos da aba "Incidência IRRF" listados abaixo.
- Informe o valor para o campo Folha/Rescisão
- Informe o valor para o campo 13º Salário
- Informe o valor para o campo Férias
- Informe o valor para o campo PLR
Aba Incidência INSS
Preencha os campos listados abaixo para a aba "Incidência INSS".
- Informe o valor para o campo Folha/Férias/Rescisão
- Informe o valor para o campo 13º Salário
Aba Incidência FGTS
Preencha os campos listados abaixo para a aba "Incidência FGTS".
- Informe o valor para o campo Folha/Férias/Rescisão
- Informe o valor para o campo 13º Salário
Aba Incidência Contribuição Sindical
Preencha os campos listados abaixo para a aba "Incidência Contribuição Sindical".
- Informe o valor para o campo Contribuição Sindical Laboral
Aba Referencia eSocial
Preencha os campos listados abaixo para a aba "Referência eSocial".
Informe o valor para o campo Referência para Apuração serão exibidas as fórmulas do evento.
Informe o valor para o campo Fator/Percentual/Rubrica.
Marcando o campo Valor Manual para as opções você poderá inserir manualmente no campo o percentual. Como mostra a figura abaixo.
Restauração de Eventos
Em caso de edição/configuração incorreta de um Evento o Calima oferece a opção de restaurar os eventos padrões. Para realizar esse procedimento existem duas formas, A Primeira é direto na Grid de Consulta dos Eventos basta clicar no botão "Restaurar", dessa forma é restaurado todos os eventos padrões.
Para restaurar um único evento, selecione-o clique no botão "Alterar" e clique no ícone indicado na imagem abaixo, e salve para manter a configuração.