Para melhor interação entre escritórios de contabilidade e seus clientes, a Projetus TI criou o Calima Box. O sistema é instalado em cada cliente seu e automaticamente realiza a captura de documentos fiscais de entrada e saída, provenientes da Receita Federal do Brasil, utilizando-se do certificado digital do mesmo.
Benefícios
a) O Calima Box, instalado em seu cliente, captura arquivos digitais da empresa do mesmo e automaticamente irá enviando os documentos fiscais para o Calima Connect.
b) O Calima Connect recebe os documentos fiscais em forma de solicitação, o contador é notificado sobre os documentos fiscais enviados.
c) O Calima ERP Contábil, instalado em seu escritório, está apto a receber as solicitações contendo os arquivos digitais e preparado para importá-los de forma automática.
A interface principal do sistema é formada pelos botões de navegação na parte superior, separados por categoria. Ao centro do aplicativo, é exibido o espaço contratado pelo contador ou responsável pelo sistema. É possível contratar mais espaço caso necessário.
Os tópicos abaixo terão os nomes dos botões, para fácil localização. Siga este artigo em ordem para melhor compreensão.
Os ajustes gerais do sistema são agrupados neste grupo de botões.
A primeira configuração do sistema é realizada nesta tela, tenha em mãos o usuário Projetus TI do contador ou responvável.
Nesta tela, você irá cadatrar a(s) empresa(s) do cliente.
Toda vez que o Calima Box é executado, é verificado automaticamente por atualização do sistema, mas caso queira realizar o procedimento de forma manual, utilize este botão.
Os documentos fiscais das empresas do cliente são tratados neste grupo de botões.
Para o Calima Box importar os documentos fiscais automaticamente da Receita Federal, é necessário que os mesmos estejam com a ciência da operação efetuada. Esta tela, lista os mesmos para que seja realizada a manifestação do destinatário. Somente documentos manifestados são de fato importados ao sistema.
Nesta tela, são listados os documentos fiscais manifestados que já foram automaticamente baixados da Receita Federal. De tempos em tempos, o Calima Box realiza o envio automaticamente os arquivos digitais para o contador, mas é possível realizar essa operação manualmente a qualquer momento. Acompanhe esta e demais funções da tela.
Aqui, são listados os documentos fiscais que já foram enviados ao contador, eles ficarão armazenados por 5 anos localmente, como forma de consulta e backup.
P: Posso utilizar o sistema sem o certificado digital do cliente? R: Sim, utilize a opção "Adicionar Arquivos" da tela "Não Enviados", para selecionar XML's em sua máquina e eles serem enviados de forma automática ao contador.
P: A internet do meu cliente é instável, isso me causará problemas? R: Não, a cada hora o sistema busca por novos documentos fiscais na Receita Federal e realiza o envio para o contador, caso falhar, será repetido o processo na próxima tentativa automática do sistema.
P: Meu espaço está quase no fim, o que faço? R: Entre em contato com o seu contador ou responsável pelo sistema, para que o mesmo adquira mais espaço junto à Projetus TI.
P: Não aparecem todas as notas fiscais na tela de "Não Enviados", o que está acontecendo? R: Verifique se foi dada a ciência da operação na tela "Não Manifestados", pois somente documentos manifestados podem ser importados pelo Calima Box.