Para melhor interação entre escritórios de contabilidade e seus clientes, a Projetus TI criou o Calima Box. Um solução completa e elegante para captura das notas fiscais emitidas pelo seu cliente. O sistema é capaz de ser instalado em cada cliente seu e automaticamente realiza a captura de documentos fiscais de entrada, provenientes da Receita Federal do Brasil, utilizando-se do certificado digital do mesmo, as notas fiscais de saídas que foram emitidas e guardas pelo seu cliente ou ainda a configuração no sistema de emissão de Notas Fiscais do e-mail do Calima Box, que recepciona os arquivos digitais via email e os despacha automaticamente para o Calima ERP Contábil.
Benefícios
a) O Gerenciador de Documentos, instalado em seu cliente, captura arquivos digitais da empresa do mesmo e automaticamente irá enviando os documentos fiscais para o Calima Connect.
b) O Visualização dos Arquivos - Calima Connect recebe os documentos fiscais em forma de solicitação, o contador é notificado sobre os documentos fiscais enviados.
c) O Recepção dos Arquivos - Calima ERP Contábil, instalado em seu escritório, está apto a receber as solicitações contendo os arquivos digitais e preparado para importá-los de forma automática.
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Ao baixar e instalar o Gerenciador de Documentos do Calima Box, ao iniciá-lo você deverá seguir o guia de instalação, clique em "Avançar".
Você deverá ter em mãos o login Projetus TI fornecido pelo seu contador ou responsável, caso não tenha ou não saiba criar um usuário acesse: Perfis e Usuários.
Informe o "Usuário" e "Senha", caso deseje que sempre ao abrir o "Gerenciador de Documentos" seja necessário inserir o usuário e senha, marque a opção "Exigir login e senha ao abrir o aplicativo". Clique em "Salvar".
Para o próximo passo é necessário que o Certificado Digital da Empresa já esteja instalado no Windows, caso tenha dúvida sobre certificado digital acesse: Configuração - Certificado Digital.
Clique no ícone "+" para selecionar o certificado digital do repositório do windows.
Após selecionar o certificado digital no Windows, o Gerenciador de Documentos preencherá as informações referentes a Empresa automaticamente. Caso deseje monitorar os arquivos de saída crie um diretório e o selecione, clicando no ícone destacado. Esta configuração é opcional.
Clique no ícone indicado para salvar as configurações feitas.
O Gerenciador de Documentos irá informar que a Empresa foi cadastrada com sucesso.
Para finalizar o guia de instalação clique em continuar.
A interface principal do sistema é formada pelos botões de navegação na parte superior, separados por categoria. Ao centro do aplicativo, é exibido o espaço contratado pelo contador ou responsável pelo sistema. É possível contratar mais espaço caso necessário.
Os tópicos abaixo terão os nomes dos botões, para fácil localização. Siga este artigo em ordem para melhor compreensão.
Os ajustes gerais do sistema são agrupados nesta sessão de botões.
A primeira configuração do sistema é realizada nesta tela, tenha em mãos o usuário Projetus TI.
Nesta tela, você irá cadatrar a(s) empresa(s) do cliente.
Toda vez que o Calima Box é executado, é verificado automaticamente por atualização do sistema, mas caso queira realizar o procedimento de forma manual, utilize este botão.
Os documentos fiscais das empresas do cliente são tratados neste grupo de botões.
Para o Calima Box importar os documentos fiscais automaticamente da Receita Federal, que estejam disponíveis e num prazo máximo definido pela Receita Federal de 90 dias, é necessário que os mesmos estejam com a ciência da operação efetuada. Esta tela, lista os mesmos para que seja realizada a manifestação do destinatário. Somente documentos manifestados são de fato importados ao sistema.
Nesta tela, são listados os documentos fiscais de entrada que já foram automaticamente baixados da Receita Federal. De tempos em tempos, o Calima Box realiza o envio automaticamente os arquivos digitais para o contador, mas é possível realizar essa operação manualmente a qualquer momento. Nesta tela, você também irá adicionar os XML's de saída, já que pelo serviço disponibilizado pela Receita Federal, são disponibilizados somente documentos fiscais de entrada.
Acompanhe todas as funções desta tela.
Aqui, são listados os documentos fiscais que já foram enviados ao contador, eles ficarão armazenados por 5 anos localmente, como forma de consulta e backup.
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