Servidor do Calima

De Ajuda do Calima
(Redirecionado de Atualização do Sistema)




Definição

Também conhecido como Calima Server, o aplicativo é instalado junto ao sistema quando a instalação é local (não cloud). O mesmo controla a inicialização do aplicativo, atualizações automáticas e manuais, cópias de segurança do banco de dados e reversão de atualizações.

Calima-server-1.png

É sempre iniciado junto ao Windows, pode ser localizado nos ícones junto ao relógio, suas funções são sempre acessadas com o clique do botão direito do mouse sobre o ícone do Calima.



Atualização Automática

A cada versão lançada do Calima, a Projetus disponibiliza automaticamente a atualização do seu sistema.


1. Quando há uma nova versão disponível, a seguinte mensagem será exibida no servidor.

Att-1.PNG


2. Quando o download for concluído, a seguinte mensagem será exibida no servidor.

Att-2.PNG


3. A seguinte mensagem, nas estações que estiverem com o sistema operante.

Att-4.PNG


4. Para realizar a instalação, vá até o computador onde está instalado o servidor do Calima, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do sistema (marcado na imagem) e vá até a opção "Instalar Atualização Agora". (Após o processo de download, se a máquina onde o servidor do Calima estiver instalado for reiniciado, o sistema também será atualizado, não sendo necessário acionar a opção citada).

Att-3.png


5. Aguarde alguns minutos enquanto o processo é realizado e o servidor esteja iniciado e pronto para uso novamente.

Calima-server-3.png

6. Sempre serão criados um backup de segurança da versão corrente e do banco de dados, disponível até 24h para reversão, caso necessário (último tópico).



Forçar Atualização

1. A partir da versão 2.16 do Calima Server, é possível realizar uma atualização a qualquer instante acessando a opção abaixo. Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do Calima, próximo ao relógio.

Calima-server-2.png


2. O sistema ficará inoperante durante esse processo. É necessário aguardar todo o processo até a mensagem "Servidor iniciado".

Calima-server-3.png


3. Sempre serão criados um backup de segurança da versão corrente e do banco de dados, disponível até 24h para reversão, caso necessário (próximo tópico).



Reverter Última Atualização

Caso necessário, a partir da versão 2.16 do Calima Server, até 24h depois de receber uma nova atualização do sistema, é possível reverter para a versão anterior e, juntamente, seus dados. Atenção: dados lançados dentro dessas 24h poderão perdidos. A Projetus TI não se responsabiliza pela utilização desse recurso.


1. Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do Calima, próximo ao relógio. Acesse a opção abaixo.


Calima-server-4.png


2. Tenha ciência da importância da mensagem abaixo e confirme com sim/yes ou recuse com não/no.

Calima-server-5.png


3. Aguarde o processo ser finalizado e o servidor reiniciar. A versão do Calima e do banco de dados serão revertidos para o estado em que se encontrava no momento antes da última atualização.

Calima-server-3.png