Este Ajuda tem como finalidade auxiliar no Cadastro de Produto.
a) A maneira mais simples de ter os produtos cadastrados é na importação de arquivos digitais como notas fiscais, a outra maneira é efetuar o cadastro manualmente, para efetuar o cadastramento de produtos manualmente, acesse seu Módulo Fiscal > Manutenção > Controle de Estoque > Produto.
b) Na tela seguinte, clique em Incluir.
a) Os campos indicados são de caráter obrigatório, os demais serão preenchidos conforme a necessidade de cada caso.
a) Na aba "Dados na Empresa" informe:
a) Na aba "Dados de CST" informe:
a) Para inserir os Dados no Módulo Fiscal, vá na aba "Dados no Módulo Fiscal". Preencha os dados necessários e clique em Adicionar.
b) Preencha os dados necessários e salve para manter a configuração.
OBS.: A redução da Base de Cálculo do campo "Perc. Redução de ICMS" funciona da seguinte maneira:
c) A partir da versão 4.3.06 foi criado o campo de Alíquota MVA, para o cálculo do ST a Recolher.
EX: Produto Fralda - CFOP 1.102 - R$ 10,00 unidade - Com destaque de ICMS a 18% e base reduzida.
10,00 x 41,17% (redução) = 5,89 x 18% = 1,06 - [Informações presentes no XML]
Cálculo:
Fralda MVA de 60% - Higiene Pessoal.
10 x 60% = 6,00 = Base ST 16,00 x 18% = 2,88 - 1,06 (Crédito presente no XML) = 1,82 a pagar.
a) Para fazer a inclusão de Produto/Fornecedor vá na aba Produto/Fornecedor, e clique em "+".
b) Preencha os dados necessários e salve para manter as configurações.
a) Na aba Simples Nacional efetue os preenchimentos dos dados.
Impostos p/Segreg. Selecionada: Para habilitar essas opções é necessário que a Segregação seja 02 ou 05.
a) Para efetuar a alteração em lote de produtos, acesse seu Módulo Fiscal > Manutenção > Controle de Estoque > Produto. Clique em consultar, selecione os produtos desejados e clique em "Alteração em Lote".
b) Na tela Produto - "Alteração em Lote".
OBSERVAÇÃO: Para haver a alteração em lote, é necessário que na parte da esquerda seja preenchido igualmente aos dados do produto. Em seguida na parte da direita, será informado os novos dados que o produto terá
O Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (FECP, FCP ou FECOEP) é um tributo criado para minimizar o impacto das desigualdades sociais entre os estados brasileiros. O seu objetivo é contribuir para que todos os brasileiros tenham acesso a níveis dignos de subsistência.
A competência do FCP é estadual e a sua cobrança está ligada diretamente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), funcionando como uma alíquota adicional no recolhimento desse tributo.
As alíquotas do FCP podem variar de acordo com o produto comercializado e a UF de destino. Confira quais são os estados brasileiros que possuem fundo de combate à pobreza e as alíquotas praticadas:
a) Acesse o módulo fiscal -> Manutenção -> Controle de Estoque -> Produto.
b) Clique em incluir/Alterar
c) Na aba de Dados no Módulo Fiscal, coloque a % da alíquota FCP/FEM do produto como 2
d) Agora acesse o módulo fiscal -> Manutenção -> Entrada -> Lançamento.
e) Clique em Incluir/Alterar.
f) Clique no simbolo da lupa, e selecione um Fornecedor de Outro Estado.
g) Clique no + para adicionar um novo produto.
h) Clique no símbolo da lupa, e em seguida selecione o produto que foi configurado antes com a % e alíquota FCP/FEM.
i) Acesse a aba ICMS Interestadual e será mostrada todas os valores de Alíquotas.
Vídeo Aula - 5.01 - Módulo Fiscal - Configurações de Lançamento