Regime de Caixa é uma forma de cálculo utilizada pelo Calima para os impostos federais. Ele se baseia nos recebimentos efetivos da empresa, de forma que, os valores de lançamento de saída e conhecimento de transporte de saída são desconsiderados. Assim, o cálculo dos impostos federais levarão em conta somente os valores das contas recebidas pela empresa e registradas/baixadas no sistema.
Para realizar o cálculo de impostos baseado no Regime de Caixa, basta seguir os procedimentos abaixo.
1) Configure a empresa para atuar sob o Regime de Caixa. Para isso, acesse o módulo Fiscal > Menu Manutenção > Configurações > Empresa > Aba Impostos. Nesta tela, clique na opção ‘Regime de Caixa’, configure os impostos a serem calculados e clique no botão ‘Salvar’.
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2) Em seguida, acesse o Menu Manutenção > Saída > Contas a Receber. Nesta tela, será necessário realizar o lançamento de todas as contas a receber. Para incluir novas contas, clique no botão ‘Incluir’.
2.1 – Insira todos os dados necessários para a realização do cadastro da conta a receber. Neste processo, o procedimento de dar baixa às parcelas recebidas deve ganhar atenção; uma vez que, somente as contas recebidas e baixadas no sistema serão utilizadas no cálculo dos impostos. Após realizar o preenchimento dos campos e realizar a baixa das parcelas pagas, clique no botão ‘Salvar’.
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3) Para realizar o cálculo dos impostos, acesse o Menu Processos > Impostos > Geração. Nesta tela, informe o período para o qual será feito o cálculo, informe os impostos a serem analisados pelo sistema e clique no botão ‘Ok’.
4) A consulta dos impostos calculados poderá ser feita a partir do Menu Processos > Impostos > Consulta/Baixa/Impressão. Nesta tela, informe o período corresponde ao cálculo feito e clique no botão ‘Consultar’. Serão exibidas abas diferentes para cada imposto com seus respectivos valores e informações adicionais.
ATENÇÂO
Se a opção “Regime de Caixa” for selecionada ela influencia na geração de arquivos digitais como SPED Contribuições e SPED Fiscal que passam a ler os valores das receitas e despesas do Contas a Pagar/Receber e não dos lançamentos normais das notas (Registros de Entrada/Saida).
Desmarcando essa opção os valores são gerados para os registros M200 e M600.