Conciliação bancária é a simples conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno.
A conciliação bancária tem como objetivo verificar se está tudo correto no controle interno ou se há inconsistências de dados. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco.
OBS: Hoje a conciliação bancária importa apenas arquivos no formato OFX.
O sistema hoje importa para o conciliação arquivos no padrão OFX. A maioria dos bancos fornece esse padrão. O formato OFX é um tipo de arquivo usado para armazenar informações financeiras, geralmente utilizado pelos bancos. OFX significa Open Financial Exchange, ou Intercâmbio Financeiro Aberto. O arquivo no formato OFX contém somente informações sobre as movimentações bancárias – as mesmas que você encontra ao imprimir seu extrato. Por isso, ele é considerado seguro, já que não exibe senhas ou outras informações sigilosas.
No exemplo abaixo, é demonstrado como realizar o procedimento pelo Itaú. Consulte seu gerente caso tenha dúvidas.
a) No Módulo Contábil, vá até o menu Processos > Conciliação Bancária - Extratos e Lançamentos.
b) Faça a importação do extrato, pelo botão "Importar Extrato" no inferior da tela.
c) Preencha a "Conta" e selecione o "Arquivo" de extrato a ser importado. Clique em "Ok" no final desse processo.
OBS.: Ao marcar a opção "Gerar Lançamentos Contábeis Para o Extrato", além de importar os lançamentos para a conciliação, também é importado os lançamentos do arquivo para o Calima, que funciona da seguinte maneira:
d) Após a geração dos lançamentos é gerada automaticamente a conciliação bancária, para cada transação do extrato com seus respectivos lançamentos contábeis gerados.
Na tela "Conciliação Bancária - Extratos", clique no botão “Plano de Contas – Banco”.
Na tela Banco - Plano Contas Extratos, clique em "Incluir".
Na tela "Banco - Plano Contas Extratos" informe a "Conta", "Banco", "Agência" e "Conta" após, clique em "Salvar".
Essa rotina tem por objetivo vincular uma conta para débito do lançamento importado pelo extrato bancário.
a) Em seu Módulo Contábil, acesse o menu Processos > Conciliação Bancária - Extratos e Lançamentos.
b) Selecione a conta, efetue o preenchimento do período e clique em "Importar Extrato."
c) Selecione a conta para qual recebera os lançamentos do extrato, marque as opções "Gerar Lançamentos Contábeis Para o Extrato" e "Utilizar Conta Vinculada as Histórico do Extrato", selecione um dos lançamentos no qual deseja efetuar a vinculação do histórico e clique em "Vincular Histórico".
d) Selecione na conta no qual receberá os débitos do lançamento informe a parte do histórico que ira integrar.
OBS.1: Dependendo de como o histórico será configurado poderá ser vinculado um ou mais lançamentos para a mesma conta, caso mais de um lançamento tenha o mesmo trecho de histórico configurado, por exemplo: Caso tenha 3 lançamentos no extrato bancário com os seguintes históricos, Int 123, Int ABC e 1A Int, caso a configuração do histórico for "Int" será efetuado a vinculação para os 3 lançamentos pois o trecho configurado contempla os 3 históricos do extrato bancário, porem caso configure um histórico como Int 1, somente será vinculado o lançamento com o histórico Int 123 pois os outros 2 não tem esse trecho de histórico.
OBS.2: Poderá ser criado varias configurações de históricos.
e) Após salvar o histórico criado, clique em "Ok"
f) Como mostra a imagem abaixo, todos os lançamentos importados pelo extrato bancário que contem o trecho configurado receberam a conta de débito solicitada para lançamento.
É disponibilizado uma função que auxilia no rastreio de erros do modulo contábil, neste caso da conciliação bancaria, é orientando quanto ao lançamento conciliado com valores diferentes.
a) Acesse o menu Processos > Verifica Erros.
b) Informe a data inicial e final, clique em consultar e será apresentado os lançamentos conciliados com valores diferentes, caso existam.