Criação do Arquivo CSV



Definição

  • Este artigo tem por finalidade auxiliar na geração do arquivo no formato CSV, que tem o objetivo de importar um plano de contas e lançamentos contábeis para o sistema Calima.
  • Disponível a partir da versão: 3.4.01-170208.

Vídeo Aula


Procedimento de Criação do Arquivo

A partir do Excel

a) Após efetuar o preenchimento da planilha com plano de contas no Excel, clique sobre o menu Arquivo > Salvar Como.

Modelo 01.png

b) Após isso, selecione o local onde deseja salvar o arquivo e escolha o formato CSV.

Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

c) Salve o arquivo, agora está pronto para sem importado para o Calima.


A partir do Bloco de notas

a) Após efetuar o preenchimento da planilha com plano de contas no Bloco de notas, clique sobre o menu Arquivo > Salvar Como.

Modelo 07.png

b) Selecione o tipo "Todos os Arquivos (*.*)", acima após o nome colocar a extensão ".csv" (exemplo: Modelo.csv).

Modelo 08.png

c) Salve o arquivo, agora está pronto para sem importado para o Calima.


Estrutura Para Importação de Plano de Contas

O arquivo deve deve ter 4 colunas, onde:

Exemplo 1 (Criando no Excel):

Modelo 04.png

  • A: Número da conta.
  • B: Descrição da conta.
  • C: Se a conta é analítica (valores = sim para analítica e não para sintética).
  • D: Código reduzido da conta.


Observações:

  • O número da conta é de preenchimento obrigatório e só pode conter valores numéricos.
  • A descrição é de preenchimento obrigatório e deve conter no máximo 120 caracteres.
  • A coluna da conta analítica não é obrigatória, caso não seja preenchida será assumido que não é uma conta analítica.
  • O código reduzido é de preenchimento obrigatório e só pode conter valores numéricos.


Exemplo 2 (Criando no Bloco de Notas):

Modelo 05.png

  • OBS.: O arquivo deve ser preenchido com uma ressalva, deve separar as colunas por ";".
  • Download do arquivo de exemplo: [1]

Estrutura Para Importação de Lançamentos

O arquivo deve deve ter 8 colunas, onde:

  • A: Data do lançamento com o formato dd/mm/aaaa.
  • B: Valor do lançamento.
  • C: Conta de débito, pode ser utilizado o número da conta ou o código reduzido.
  • D: Conta de crédito, pode ser utilizado o número da conta ou o código reduzido.
  • E: Número do histórico pré cadastrado no Calima.
  • F: Histórico variável.
  • G: Centro de Custo Débito.
  • H: Centro de Custo Crédito.
  • I: Número do Lote. Este campo somente é utilizado quando a opção 'Importar Lançamento por lote (2ª, 3ª, e 4ª fórmula contábil) Número de Lote' for marcada)


Exemplo 1 (Criando no Excel):

Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado

Observações:

  • A data de lançamento é de preenchimento obrigatório e deve seguir o formato dd/mm/aaaa.
  • O valor do lançamento é de preenchimento obrigatório e não pode possuir valores negativos.
  • Pelo menos uma conta de débito ou crédito deve ser preenchida e já estar cadastrada no Calima.
  • Pelo menos um histórico deve ser preenchido, sendo o número do histórico o mesmo já deve estar cadastrada no Calima e sendo o histórico variável o mesmo deve possuir no máx 500 caracteres.
  • O Centro de Custo Débito/Crédito deve ser pré cadastrado no Calima.


Exemplo 2 (Criando no Bloco de Notas):

Planilhas csv 00021.png

  • OBS.: O arquivo deve ser preenchido com uma ressalva, deve separar as colunas por ";".
  • Download do arquivo de exemplo: [2]

Estrutura Para Importação de Produtos

O arquivo deve deve ter 18 colunas onde, Exemplo 1 (Criando no Excel):

Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado


Campos OBRIGATÓRIOS:

  • A: Código do produto.
  • B: Descrição do produto.
  • C: Unidade de Medida - Inserir uma abreviação que já exista na base, ou uma nova para que a importação cadastre automaticamente.
  • D: Tipo de Produto - Inserir um Código (número) de tipo de produto existente.


Campos NÃO OBRIGATÓRIOS:

  • E: CST Produto (Entrada) - São inseridos 3 caracteres (ex.: 110), em que, o primeiro (1) se refere ao código da 'Origem da Mercadoria' e os demais a 'Situação Tributária' (10).
  • F: CST Produto (Saída) - Idem a coluna 'E' .
  • G: CST PIS (Entrada) - Deve conter 2 caracteres referentes ao código da operação (entrada).
  • H: CST PIS (Saída) - Deve conter 2 caracteres referentes ao código da operação (saída).
  • I: CST COFINS (Entrada) - Deve conter 2 caracteres referentes ao código da operação (entrada)
  • J: CST COFINS(Saída) - Deve conter 2 caracteres referentes ao código da operação (saída)
  • K: CST IPI (Entrada) - Deve conter 2 caracteres referentes ao código IPI.
  • L: CST IPI (Saída) - Idem a coluna 'K'.
  • M: CST Simples Nacional (Entrada) - Deve conter 3 caracteres referentes ao código da segregação.
  • N: CST Simples Nacional (Saída) - Idem a coluna 'M'.
  • O: Data Inicial Estoque - Data Inicial do produto no estoque formato dd/mm/aaaa
  • P: Quantidade Inicial Estoque.
  • Q: Valor Unitário - Valor unitário do produto Ex.: 99,80
  • R: NCM - Inserir um Código (valor númerico inteiro) de tipo de NCM existente.


Exemplo 2 (Criando no Bloco de Notas):

ImportacaoProdutoCSV-02.png

  • Download do arquivo de exemplo: [3]

Estrutura Para Importação de Históricos

Modelo do arquivo

O arquivo deve possuir 2 colunas, onde:

  1. A primeira representa o código do histórico.
  2. A segunda representa a descrição do histórico.


Exemplo 1: O arquivo csv no Excel será conforme a imagem abaixo.

CriacaoHistorico-01.png

Exemplo 2: O arquivo csv no bloco de notas será conforme a imagem abaixo.

CriacaoHistorico-02.png

  • Para fazer o download do arquivo de exemplo: clique aqui


Validações

  • O código do histórico é de preenchimento obrigatório.
  • O código do histórico só pode conter valores numéricos.
  • O código do histórico pode conter no máximo 6 dígitos.
  • O código do histórico deve ser único e pode possuir outro código igual já cadastrado para o grupo de histórico.
  • A descrição é de preenchimento obrigatório.
  • A descrição deve conter no máximo 256 caracteres.

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