Mudanças entre as edições de "Importação de NF-e Via DANFE/Chave de Acesso"

(Esse serviço vai ser desativado em breve Leia mais.)
(Importação de NF-e Via DANFE/Chave de Acesso - esse serviço foi desativado pela Receita Federal)
 
(20 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
[[Category:Fiscal|N]][[Category:Fiscal - Arquivos Digitais|N]][[Category: Vídeo Aulas|5]][[Category: Vídeo Aulas - Módulo Fiscal|N]]  
 
[[Category:Fiscal|N]][[Category:Fiscal - Arquivos Digitais|N]][[Category: Vídeo Aulas|5]][[Category: Vídeo Aulas - Módulo Fiscal|N]]  
 +
 
__TOC__
 
__TOC__
  
 
----
 
----
  
== Definição ==
+
==<span style="color:red">Importação de NF-e Via DANFE/Chave de Acesso - esse serviço foi desativado pela Receita Federal</span> ==
  
O Calima disponibilizou uma ferramenta para que seus usuários possam importar Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de forma mais fácil e rápida utilizando a chave de acesso, que pode ser digitada ou reconhecida através de um leitor de código de barras.
+
A funcionalidade antes encontrada em Módulo Fiscal, menu Arquivos Digitais > Importação > NF-e - Nota Fiscal Eletrônica > DANFE/Chave de Acesso. Foi desativada pela Receita Federal.
  
Atualmente o sistema utiliza  o seguinte endereço da Receita para importar as notas: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaRecaptcha.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8= . Caso o mesmo esteja fora do ar, o sistema não irá conseguir efetuar nenhuma importação.
+
[[Arquivo:DanfeCTE-excluido.png|800px]]
  
----
+
'''Publicado em 07/01/2019'''
 
+
== Observações ==
+
 
+
#Caso manualmente deixe em branco o produto/serviço, o Calima irá sempre criar um novo produto relacionado a nota.
+
#Caso queira que na mesma importação um ou mais produtos sejam relacionados a um produto específico do sistema que não foi obtido pela busca padrão, deve relacionar os mesmos manualmente na importação.
+
#Caso tenha configurado a Segregação Padrão no cadastro de produto (Manutenção > Controle de Estoque > Produto > Dados no Módulo Fiscal, campo Segregação Padrão) essa segregação será prioritária, ou seja, ao importar uma nota com ou sem produto que tenha uma segregação diferente ou nenhuma informada, ela assumirá a segregação configurada no cadastro de produto.
+
 
+
----
+
 
+
== Observações de Lançamentos==
+
 
+
Foram feitas alterações significativas no filtro de origem de lançamento contido no calima.
+
A partir da versão '''3.7.03''' as origens de lançamento do módulo fiscal serão tratadas da seguinte forma:
+
 
+
*Os lançamentos provenientes de inserções feitas diretamente no Calima, que antes eram tratadas como tipo "Normal", os importados do SINF e do SLFDOS terão, a partir de agora Origem de Lançamento "'''Manual'''"
+
 
+
*Os lançamentos feitos por arquivo xml ou txt, inseridos na base do Calima através dos processos de importação NF-e, NFS-e, CT-e, NFC-e, CFe, a partir desta alteração serão generalizados pela Origem de Lançamento '''"Arquivo Digital (XML e TXT)"'''
+
 
+
*Os outros lançamentos que são importados através de arquivos digitais SPED e SINTEGRA, continuarão com suas respectivas origem de lançamento '''"SPED e SINTEGRA."
+
'''
+
*Os demais, realizados por meio de integração com webservices rest, serão considerados como '''"Integração Rest(JSON)"'''
+
 
+
----
+
 
+
== Tutorial em Vídeo ==
+
 
+
<embedvideo service="youtube">https://www.youtube.com/watch?v=INtDlAo2N00</embedvideo>
+
 
+
----
+
 
+
== Mudanças no portal da NF-e Importação via DANFE ==
+
 
+
Devido a uma grande quantidade de acesso ao site do SEFAZ  por sistemas ao utilizar rotinas de importação de NF-e, o site sofreu alterações para evitar a sobrecarga de acessos. Para saber mais '''[https://ajuda.projetusti.com.br/index.php?curid=4340 clique aqui]'''
+
 
+
----
+
 
+
==<span style="color:red"> Esse serviço vai ser desativado em breve Leia</span ==
+
  
Os ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18, publicados pela Sefaz no dia 1º de novembro, alertam sobre o impedimento da consulta de NFe e CTe através de XML sem o uso de certificado digital. A mudança entrará em vigor a partir de 1º de janeiro e afetará escritórios contábeis e empresas.  
+
Os ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18, publicados pela Sefaz no dia 1º de novembro, alertavam sobre o impedimento da consulta de NFe e CTe através de XML sem o uso de certificado digital. A mudança entrou em vigor a partir de 1º de janeiro e afeta os escritórios contábeis e empresas.  
  
 
Isso quer dizer que até mesmo a consulta que é feita pelo portal da Sefaz, através de chave de acesso, não estará mais disponível. Será necessário se adaptar a obrigatoriedade do uso de certificado digital.  
 
Isso quer dizer que até mesmo a consulta que é feita pelo portal da Sefaz, através de chave de acesso, não estará mais disponível. Será necessário se adaptar a obrigatoriedade do uso de certificado digital.  
Linha 57: Linha 21:
 
'''Resumindo''': mesmo que o responsável pela escrituração de notas tenha a chave de acesso, ele não conseguirá consultar e nem fazer o download sem a presença do certificado digital.
 
'''Resumindo''': mesmo que o responsável pela escrituração de notas tenha a chave de acesso, ele não conseguirá consultar e nem fazer o download sem a presença do certificado digital.
  
'''Soluções disponíveis'''
+
Base legal:  https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/2018/AJ0017_18  e  https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/2018/AJ0016_18
 +
 
 +
 
 +
'''Solução'''
 
   
 
   
Na internet é possível encontrar sites que oferecem ao consumidor serviços relacionados à geração de arquivos XML sem a necessidade de certificado digital, utilizando apenas a chave de acesso. Esses serviços incluem até mesmo a quebra do captcha, geralmente um pequeno teste de segurança que apresenta letras na tela para garantir que se trata de um ser humano. Porém, com as alterações, os serviços dessa natureza não estarão mais disponíveis.
+
Na internet é possível encontrar sites que oferecem ao consumidor serviços relacionados à geração de arquivos XML sem a necessidade de certificado digital, utilizando apenas a chave de acesso. Esses serviços incluem até mesmo a quebra do captcha (teste de segurança que apresenta letras na tela para garantir que se trata de um ser humano). Porém, com as alterações, os serviços dessa natureza serviços como estes '''NÃO''' estarão mais disponíveis.
  
Por isso, a Projetus oferece aos clientes uma excelente ferramenta: o Calima Box. A função desse sistema é justamente facilitar a rotina dos contadores e evitar qualquer tipo de preocupação com as notas fiscais. Veja abaixo algumas vantagens do Calima BOX:
+
Por isso, a Projetus oferece aos clientes uma excelente ferramenta: o '''Calima Box'''. A função desse sistema é justamente facilitar a rotina dos contadores e evitar qualquer tipo de preocupação com as notas fiscais. Veja abaixo algumas vantagens do Calima BOX:
  
 
[[Arquivo:Calimabox7motivos.png|700px]]
 
[[Arquivo:Calimabox7motivos.png|700px]]
  
'''Para conhecer melhor a ferramenta, assista ao vídeo de demonstração:'''
+
'''Para conhecer melhor a ferramenta, assista os vídeos abaixo:'''
 +
 
 +
<embedvideo service="youtube">https://youtu.be/w0PYpd4hvPU</embedvideo>
  
 
<embedvideo service="youtube">https://youtu.be/sHxOYrlRjx8</embedvideo>
 
<embedvideo service="youtube">https://youtu.be/sHxOYrlRjx8</embedvideo>
----
 
 
== Procedimento ==
 
<tabs>
 
<tab name="Importação">
 
 
 
a) Em seu módulo contábil, acesse o menu Arquivos Digitais > Importação > NF-e Nota Fiscal Eletrônica > DANFE/Chave de Acesso.
 
 
[[Arquivo:Fiscal-NF-e-Chave-01.png]]
 
 
b) Primeiramente deve efetuar a configuração, para isso clique em "Configuração".
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e-01.png|700px]]
 
 
c) Efetue a configurações para a importações de seus arquivos, começando pela '''Aba Geral:''' .
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e-02.png|700px]]
 
 
#'''Calcular automaticamente o valor de ICMS Outros''',Caso essa opção seja marcada, o sistema irá jogar para o valor de Outras do ICMS a diferença de: Base de Cálculo (-) Isentos (-) Parcela da Base de Cálculo Reduzida (-) Diferidas (-) Supensas (-) Valor Contábil da ST.
 
#'''Ajustar o valor de ST Retido para ICMS Outros''':Caso essa opção seja marcada, o sistema irá zerar o valor de ICMS ST e Base de Cálculo, jogando os valores de ST para o campo Outros do ICMS. <span style="color:red">'''Esta opção é somente para notas de ENTRADA'''.</span>
 
#'''Ajustar ICMS Outros no campo Valor Contábil ST quando CST for igual a 060''': Caso essa opção seja marcada, o sistema irá jogar para o campo Valor Contábil da ST o valor do campo ICMS Outros, caso a CST do documento fiscal for 060.     
 
#'''Ajustar o valor de ST. Retido para ST. Pago''': Caso essa opção seja marcada, o sistema irá jogar o Valor de ICMS ST Retido para Pago.
 
#'''Incluir Frete/Seguro/Outras Despesas Acessorias a base de Cálculo do ICMS''': Essa opção ira incluir o valor de Frete/Seguro/Outras Despesas Acessorias na base de cálculo do ICMS.
 
#'''Importar documento fiscal sem produtos''': Caso essa opção seja marcada o sistema importará as notas fiscais sem os produtos presentes no documento fiscal.
 
#'''Não reimportar documentos fiscais já existentes''': Caso essa opção seja marcada o sistema Não irá substituir os documentos fiscais já existentes no sistema.
 
#'''Recalcular Base de Cálculo de PIS/COFINS''': Caso essa opção seja marcada, o sistema irá recalcular a Base de Cálculo do PIS/COFINS desprezando o valor que está presente no documento fiscal e assumindo o total do mesmo.
 
#'''Atualizar endereço do participante para o existente no arquivo digital''':Caso essa opção seja marcada o sistema irá atualizar os endereços já gravados dos Participantes da Nota (Fornecedor/Cliente)
 
#'''Utilizar alíquota de PIS/COFINS da empresa ao invés da alíquota do xml'''. Para que esta função funcione corretamente e realize os passos descritos em [https://ajuda.projetusti.com.br/index.php?title=Importa%C3%A7%C3%A3o_de_NF-e_Via_DANFE/Chave_de_Acesso#Utilizando_a_op.C3.A7.C3.A3o_al.C3.ADquota_de_PIS.2FCOFINS_da_empresa_ao_inv.C3.A9s_da_al.C3.ADquota_do_XML clique aqui]
 
 
 
d) Realize as configurações padrões para a '''Aba Entrada'''.
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e03.png|700px]]
 
 
#'''Usar a data de entrada baseada na data de emissão''': A data de entrada  do lançamento passa a ser a data de emissão.
 
#'''Importar documentos fiscais de entrada''': Caso essa opção seja marcada o sistema importará os documentos fiscais de entrada.
 
#'''Utilizar o CST de COFINS do cadastro de produtos na entrada''': Caso essa opção seja marcada o sistema irá utilizar o CST de COFINS do produto cadastrado e irá ignorar o CST do documento fiscal.
 
#'''Utilizar o CST de PIS do cadastro de produtos na entrada''': Caso essa opção seja marcada o sistema irá utilizar o CST de PIS do produto cadastrado e irá ignorar o CST do documento fiscal.
 
#'''Utilizar o CST de IPI do cadastro de produtos na entrada''':  Caso essa opção seja marcada o sistema irá utilizar o CST de IPI do produto cadastrado e irá ignorar o CST do documento fiscal.
 
#'''Utilizar o CST de ICMS/CSOSN do cadastro de produtos na entrada''': Caso essa opção seja marcada o sistema irá utilizar o CST de ICMS/CSOSN do produto cadastrado e irá ignorar o CST do documento fiscal.
 
 
 
e) Realize as configurações padrões para a aba '''Aba Saída'''.
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e-04.png|700px]]
 
 
#'''Importar documentos fiscais de saída''': Caso essa opção seja marcada o sistema importará os documentos de fiscais de saída.
 
#'''Utilizar o CST de COFINS do cadastro de produtos na saída''': Caso essa opção seja marcada o sistema irá utilizar o CST de COFINS do produto cadastrado e irá ignorar o CST do documento fiscal.
 
#'''Utilizar o CST de PIS do cadastro de produtos na saída''': Caso essa opção seja marcada o sistema irá utilizar o CST de PIS do produto cadastrado e irá ignorar o CST do documento fiscal.
 
#'''Utilizar o CST de IPI do cadastro de produtos na saída''': Caso essa opção seja marcada o sistema irá utilizar o CST de IPI do produto cadastrado e irá ignorar o CST do documento fiscal.
 
#'''Utilizar o CST de ICMS/CSOSN do cadastro de produtos na saída''': Caso essa opção seja marcada o sistema irá utilizar o CST de ICMS/CSOSN do produto cadastrado e irá ignorar o CST do documento fiscal.
 
 
 
f) Na aba '''Situação especial de ICMS''' você poderá adiconar uma situação especial de IPI para  um ou mais CFOP's , para cada Tipo de Movimento entrada ou saída. Essa configuração serve para alterar a Base de Cálculo do ICMS das notas na importação da NF-e.
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e-05.png|700px]]
 
 
g) Na tela "Situação Especial CFOP ICMS" selecione o '''"Tipo de Movimento"''' Entrada ou Saída, Informe o '''"CFOP"''' ou selecione a opção '''"Todos os CFOP's"''' para que todos recebam a configuração, insira a '''"Situação Especial de ICMS"''' e clique em "Salvar".
 
 
[[Arquivo:Mfnfe-07.png]]
 
 
h) Na aba '''Situação especial de IPI''' você poderá adiconar uma situação especial de IPI para  um ou mais CFOP's , para cada Tipo de Movimento entrada ou saída. Essa configuração serve para alterar a Base de Cálculo do IPI das notas na importação da NF-e.
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e-06.png|700px]]
 
 
i) Na tela "Situação Especial CFOP IPI" selecione o '''"Tipo de Movimento"''' Entrada ou Saída, Informe o '''"CFOP"''' ou selecione a opção '''"Todos os CFOP's"''' para que todos recebam a configuração, insira a '''"Situação Especial de IPI"''' e clique em "Salvar".
 
 
[[Arquivo:Mfnfe-08.png]]
 
 
j) Na Aba "Situação Especial de Segregação"  ao configurar uma segregação na importação  será preenchido o tipo de segregação, dos arquivos importados a partir da CFOP selecionada e sua segregação correspondente.
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e-07.png|700px]]
 
 
'''OBS:''' Somente empresas de tributação Simples nacional pode utilizar esta configuração. No caso da NF-e somente as notas de Saída podem receber essa configuração.
 
 
k) Na tela "Situação Especial de Segregação por CFOP"  informe o '''"CFOP"''' ou, marque '''"Todos os CFOP's"''', informe o tipo de segregação e selecione os '''"Impostos p/Segreg. Selecionada"''' e clique em "Salvar".
 
 
[[Arquivo:Mfnfe-10.png]]
 
 
'''OBS''': Os impostos para o campo '''"Impostos p/Segreg. Selecionada"''' são habilitados conforme o tipo de '''"Segregação"''' escolhida.
 
 
l) Clique em "Salvar" para manter a configuração.
 
 
m) Efetue o Preenchimento da '''"Chave de Acesso da NF-e"''' e do '''"Captcha"''', após clique em "Importar Nota" para efetuar o procedimento de importação.
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e-08.png|700px]]
 
 
n) Clique em "Importar" para salvar as notas importadas em sua base de dados.
 
 
[[Arquivo:ChaveDeAcessoNF-e-09.png|700px]]
 
 
 
</tab>
 
<tab name="Captcha Não Está Sendo Exibido Corretamente">
 
 
 
<span style="font-size:x-large;">Captcha não está sendo exibido corretamente, o que eu faço?</span>
 
 
1) Para conseguir importar um XML com o novo Site da Receita é necessário que seu Internet Explorer, esteja atualizado. Caso não esteja conseguindo acessar e esteja recebendo a notificação o sistema de que sua versão do Internet Explorer é antiga, atualize seu Internet Explorer em:  https://support.microsoft.com/pt-br/help/17621/internet-explorer-downloads.
 
 
Para certificar o funcionamento correto desse recurso  é necessário que você consiga abrir corretamente o site da receita http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaRecaptcha.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=  no INTERNET EXPLORER (o Recurso funciona apenas nesse browser).
 
 
 
2) Caso o erro persista, abra o Internet Explorer e efetue as configurações abaixo:
 
 
O captcha não pode ser exibido corretamente se o Modo de Compatibilidade do Internet Explorer estiver habilitado para google.com, sugerimos que remova o google.com da sua lista de sites que tenham o Modo de Compatibilidade do Internet Explorer.
 
 
Desativar a exibição de Compatibilidade:
 
 
'''Internet Explorer 9 e 10.'''
 
No Internet Explorer, pressione a tecla Alt para exibir a barra de menus ou pressione e mantenha pressionada a barra de endereços e selecione a "Barra de menus", clique em "Ferramentas" e selecione "Configurações da Visualização de Compatibilidade", selecione google.com em “Sites que você adicionou ao Modo de Compatibilidade”, clique em Remover.
 
 
'''Internet Explorer  8.'''
 
No Internet Explorer, abra o menu "Ferramentas" na parte superior e selecione "Configurações de visualização de compatibilidade", selecione google.com em “Sites que você adicionou ao Modo de Compatibilidade”, clique em  Remover .
 
 
Se não é possível ver o google.com listado, ou se ainda ver um aviso sobre o Modo de Compatibilidade do Internet Explorer e depois de seguir as etapas acima, verifique se o computador possui as atualizações mais recentes do Windows, para tal é preciso acessar a Microsoft para obter informações ou até mesmo as atualizações do Windows.
 
  
 
----
 
----
</tab>
 
<tab name="Utilizando a  opção alíquota de PIS/COFINS da empresa ao invés da alíquota do XML">
 
 
 
a) Para utilizar a opção '''"Utilizar alíquota de PIS/COFINS da empresa ao invés da alíquota do XML"''' marcada nas configurações de importação de NF-e, é necessários realizar as seguintes configurações. Acesse Módulo Principal> Manutenção > Empresa > Aba Dados Complementares. O campo '''"Tributação"''' deve ser '''DIFERENTE''' de Simples Nacional;
 
 
[[Arquivo:ALIQUOTA-PISCOFINS-01.png|600px]]
 
 
b) Para cadastrar os valores das alíquotas de PIS/COFINS em: Manutenção> Impostos> Configurações > PIS ou então COFINS.
 
 
[[Arquivo:ALIQUOTA-PISCOFINS-02.png|600px]]
 
 
c) Preencha com os dados do imposto COFINS. Após, clique em "Salvar" para manter a configuração efetuada.
 
 
[[Arquivo:ALIQUOTA-PISCOFINS-04.png]]
 
 
d) Preencha com os dados do imposto PIS. Após, clique em "Salvar" para manter a configuração efetuada.
 
 
[[Arquivo:ALIQUOTA-PISCOFINS-03.png]]
 
 
e) Processos> Calcular e Consultar Impostos> Opções> Abrir Configurações de Impostos da empresa atual. passo anterior.
 
 
[[Arquivo:ALIQUOTA-PISCOFINS-05.png|600px]]
 
 
f) Informe as configurações de PIS e COFINS, cadastradas anteriormente e clique em salvar. Após isso basta realizar a importação da NF-e.
 
 
[[Arquivo:Pis cofins 00.png|600px]]
 
 
 
</tab>
 
<tab name="Funcionamento Interno">
 
 
 
<span style="font-size:x-large;">Relação de Produtos/Serviços</span>
 
----
 
'''Busca para a Produto Relacionado''':
 
#Sistema verifica se existe produto de mesmo código auxiliar relacionado ao fornecedor (Módulo Fiscal > Manutenção > Controle de Estoque > Produto), e caso exista utiliza ele.
 
#Caso contrário, sistema verifica se um produto de mesmo código já foi importado anteriormente para o fornecedor e o utiliza.
 
#Caso contrário, sistema verifica se existe um produto com exatamente a mesma descrição cadastrado no grupo de produtos da empresa e o utiliza.
 
#Caso contrário, sistema verifica se existe um produto com o mesmo código e descrição similar cadastrado no grupo de produtos da empresa e o utiliza.
 
#Caso contrário, sistema não informa o produto relacionado automaticamente.
 
 
 
'''Busca para o Serviço Relacionado''':
 
#Sistema verifica se existe serviço de mesmo código auxiliar relacionado ao fornecedor (Módulo Fiscal > Manutenção > Serviço > Serviço), e caso exista utiliza ele.
 
#Caso contrário, sistema verifica se existe um serviço com o mesmo código cadastrado no grupo de serviços da empresa e o utiliza.
 
#Caso contrário, sistema verifica se existe um serviço com exatamente a mesma descrição cadastrado no grupo de serviços da empresa e o utiliza.
 
 
 
'''Ao importar''':
 
 
Durante a importação, caso o usuário tenha manualmente deixado o produto/serviço relacionado vazio, o sistema irá gerar um novo produto/serviço.
 
Caso contrário, sistema utiliza os informados na relação e cria novos caso não tenha encontrado nenhum na produto/serviço relacionado.
 
 
----
 
 
<span style="font-size:x-large;">Tipo de Pagamento</span>
 
----
 
De acordo com o manual da NF-e versão 4.00 (imagem abaixo), o Indicador da Forma de Pagamento não é um campo obrigatório. Além disso, o Meio de Pagamento é obrigatório e apresenta 13 opções distintas.
 
 
[[Arquivo:NF-eTipoPagamento.png]]
 
 
No Calima, as opções para Tipo de Pagamento são somente: À vista, a prazo ou sem pagamento. Sendo assim, ao importar um xml de nota, as seguintes regras são implementadas:
 
#Se o campo '''Indicador da Forma de Pagamento''' estiver preenchido no xml, ele é utilizado para preenchimento no Calima.
 
#Se o campo '''Indicador da Forma de Pagamento''' não estiver preenchido, o campo '''Meio de Pagamento''' é interpretado da seguinte maneira:
 
##Pagamentos em dinheiro, cartão de débito ou vales alimentação, refeição, presente ou combustível são considerados pagamentos à vista.
 
##Pagamentos em cheque, cartão de crédito, crédito loja, duplicata mercantil, boleto bancário ou outros são considerados pagamentos a prazo.
 
#Como é possível que haja mais de um Meio de Pagamento por nota, a nota é considerada como paga à vista somente quando todos os pagamentos forem à vista.
 
#Quando houver dentre os Meios de Pagamento, algum pagamento a prazo (ainda que somente um dentre vários à vista) o pagamento da nota é considerado a prazo, para preenchimento no Calima.
 
 
 
</tab>
 
</tabs>
 
  
== Artigos Relacionados ==
+
== Veja Também ==
  
 
*[[Importação de NF-e Via XML]]
 
*[[Importação de NF-e Via XML]]

Edição atual tal como às 08h53min de 9 de outubro de 2019



Importação de NF-e Via DANFE/Chave de Acesso - esse serviço foi desativado pela Receita Federal

A funcionalidade antes encontrada em Módulo Fiscal, menu Arquivos Digitais > Importação > NF-e - Nota Fiscal Eletrônica > DANFE/Chave de Acesso. Foi desativada pela Receita Federal.

DanfeCTE-excluido.png

Publicado em 07/01/2019

Os ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18, publicados pela Sefaz no dia 1º de novembro, alertavam sobre o impedimento da consulta de NFe e CTe através de XML sem o uso de certificado digital. A mudança entrou em vigor a partir de 1º de janeiro e afeta os escritórios contábeis e empresas.

Isso quer dizer que até mesmo a consulta que é feita pelo portal da Sefaz, através de chave de acesso, não estará mais disponível. Será necessário se adaptar a obrigatoriedade do uso de certificado digital.

O Ajuste Sinief 16/18 explica que “a relação do consulente com a operação descrita na NF-e consultada deve ser identificada por meio de certificado digital ou de acesso identificado do consulente ao portal da administração tributária da unidade federada correspondente ou ao ambiente nacional disponibilizado pela RFB”.

Resumindo: mesmo que o responsável pela escrituração de notas tenha a chave de acesso, ele não conseguirá consultar e nem fazer o download sem a presença do certificado digital.

Base legal: https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/2018/AJ0017_18 e https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/2018/AJ0016_18


Solução

Na internet é possível encontrar sites que oferecem ao consumidor serviços relacionados à geração de arquivos XML sem a necessidade de certificado digital, utilizando apenas a chave de acesso. Esses serviços incluem até mesmo a quebra do captcha (teste de segurança que apresenta letras na tela para garantir que se trata de um ser humano). Porém, com as alterações, os serviços dessa natureza serviços como estes NÃO estarão mais disponíveis.

Por isso, a Projetus oferece aos clientes uma excelente ferramenta: o Calima Box. A função desse sistema é justamente facilitar a rotina dos contadores e evitar qualquer tipo de preocupação com as notas fiscais. Veja abaixo algumas vantagens do Calima BOX:

Calimabox7motivos.png

Para conhecer melhor a ferramenta, assista os vídeos abaixo:


Veja Também