Importação de NF-e Via XML

Revisão de 12h35min de 13 de maio de 2016 por Administrador (Discussão | contribs) (Rotinas de Otimização)


Definição

O Manual de Integração do Contribuinte informa que o emissor de uma nota fiscal eletrônica (NF-e) deve enviar o arquivo digital gerado para o destinatário, que deve guardá-los no prazo previsto em lei. Devido a esta possibilidade e visando facilitar o trabalho de nossos clientes, foi criado no Calima uma rotina de Importação de NF-e, que consiste na importação dos arquivos XML gerando automaticamente um lançamento fiscal de entrada/saída.

O arquivo a ser importado é o arquivo de Distribuição da NF-e processada pelo sistema. Este possui as informações necessárias que garantem que a NF-e foi recebida e autorizada pela Sefaz. Observe o exemplo no link [1]


Processo de Importação

O processo de importação é divido em duas etapas. Na primeira devem ser selecionados os arquivos XML para que o sistema faça uma validação inicial, analisando se são arquivos válidos e se correspondem à empresa selecionada. A importação de NF-e via XML pode ser realizada através da tela disposta no Módulo Fiscal > Menu Arquivos Digitais > Importação > NF-e (Arquivos XML).

OBS.: ao informar os arquivos a serem importados, utilize as teclas ‘CTRL + SHIFT’ para selecionar múltiplos arquivos.

Xml-nfe-1.png

Xml-nfe-2.png

Na segunda etapa o usuário pode visualizar as NF-e’s e selecionar quais deseja salvar no Calima.

OBS.: na aba Arquivos Rejeitados, estarão dispostos os arquivos inválidos identificados pelo sistema, os quais não poderão ser importados automaticamente.

Xml-nfe-3.png

Ao acessar Módulo Fiscal > menu Arquivos Digitais > Importação > NF-e (arquivo XML), no botão Configurações, estarão disponível recursos para que sejam configurados os CFOP’s de entrada/saída correspondentes ou ainda, solicitar que o sistema ignore CFOP e utilize unicamente as informações presentes nos arquivos. Além disso, outras configurações relacionadas a ajustes específicos estarão disponíveis para uso de acordo com o interesse de nossos clientes.

OBS.: as configurações para importação são específicas por empresa.

Xml-nfe-4.png

Ao término do processo de importação. o Calima informará o número de arquivos importados e sobre a ocorrência de erros, caso estes tenham ocorrido.

Xml-nfe-5.png

Dois procedimentos podem ser adotados para otimizar a rotina de importação dos arquivos:

1. Busque separar arquivos recebidos em pastas diferentes uma para cada Empresa. Isso irá facilitar e agilizar o processo de importação.

2. Ao receber os arquivos confirme se estes são realmente Arquivos de Distribuição da NF-e. O Calima não importará outro arquivo que não siga esse leiaute.


Rotinas de Otimização

Três procedimentos podem ser adotados para otimizar a rotina de importação dos arquivos:

1. Busque separar arquivos recebidos em pastas diferentes uma para cada Empresa. Isso irá facilitar e agilizar o processo de importação.

2. Ao receber os arquivos confirme se estes são realmente Arquivos de Distribuição da NF-e. O Calima não importará outro arquivo que não siga esse leiaute.

3. Acima de 100 arquivos, recomendando que utilize um compactador (zip ou rar). Compacte todos os arquivos e faça a importação do mesmo.


Maiores Informações

Orientações sobre o preenchimento de NF-e [2]