Definição
A importação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço, ou simplesmente NFS-e, pode ser realizada no sistema através de dois menus.
- A primeira opção, "NFS-e Geral Arquivos: XML, TXT, ZIP)", a partir da versão 3.4.04-170320, são importados qualquer tipo de arquivo XML/TXT/CSV. É realizado uma analise de seus campos de forma genérica, permitindo assim a inclusão de mais cidades e tipos de arquivos sem a necessidade da intervenção da programação.
- Caso um arquivo possua tags muito diferentes do nosso algorítimo de reconhecimento de padrões, o sistema irá avisar a necessidade de se abrir um ticket (pelo Módulo Principal > Ajuda > Suporte via Ticket), lá, anexe os arquivos, em poucos dias, será atualizado em nosso servidor de padrões e você receberá automaticamente as novas implementações, poderá importar os arquivos sem problemas, sem a necessidade de aguardar uma nova versão do Cailma.
- A segunda opção, "NFS-e Marília" destina-se exclusivamente a essa cidade, do estado de São Paulo. A importação dos documentos fiscais é realizada através de uma conexão direta nos servidores da NFS-e do município.
Tutorial em Vídeo
Observação
- Caso o valor do ISS no arquivo a ser importado for igual a R$ 0,00, o valor da base de cálculo e o valor da alíquota do ISS serão zerados no lançamento da nota após o processo de importação.
- O Cálculo de retenção na fonte não é calculado para PIS e COFINS quando, o serviço tem o CST diferente de: 04, 05, 06, 07, 08, 09, 70, 71, 72, 73, 74, 75.
- A partir da versão 4.3.04 foi adicionado a opção de Utilizar os dados referentes ao ISS Retido e ignorar os dados referentes ao ISS normal, quando os dois estiverem presentes no arquivo digital. Ao marcar essa opção somente o campo "Retido" do ISS será preenchido.
Observações de Lançamentos
Foram feitas alterações significativas no filtro de origem de lançamento contido no calima.
A partir da versão 3.7.03 as origens de lançamento do módulo fiscal serão tratadas da seguinte forma:
- Os lançamentos provenientes de inserções feitas diretamente no Calima, que antes eram tratadas como tipo "Normal", os importados do SINF e do SLFDOS terão, a partir de agora Origem de Lançamento "Manual"
- Os lançamentos feitos por arquivo xml ou txt, inseridos na base do Calima através dos processos de importação NF-e, NFS-e, CT-e, NFC-e, CFe, a partir desta alteração serão generalizados pela Origem de Lançamento "Arquivo Digital (XML e TXT)"
- Os outros lançamentos que são importados através de arquivos digitais SPED e SINTEGRA, continuarão com suas respectivas origem de lançamento "SPED e SINTEGRA."
- Os demais, realizados por meio de integração com webservices rest, serão considerados como "Integração Rest(JSON)"
Configurações
Retenção na Fonte
a) Vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Configurações > Retenção na Fonte. E clique em "Incluir".
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
b) Preencha todos os campos da configuração.
c) Salve o imposto.
"OBS.:" Um cuidado que se deve ter e com o campo Valor limite de dispensa, caso ele seja maior que o valor do serviço da nota a ser importada não sera contabilizado retenção na fonte para nenhum imposto, ou seja, só irá gerar retenção quando o valor de serviços de cada nfs-e, estiver acima do limite de dispensa.
c) Salve o imposto.
d) Vá em "Módulo Fiscal > Processos > Calcular e Consultar Impostos", na tela que se abrir clique em "Configurações", selecione a empresa e clique em "alterar".
e) Seleciona a configuração criada no campo "Retenção na Fonte".
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
f) Salve a tela para manter o procedimento efetuado.
g) Agora ao importar uma NFS-e será contabilizado as retenções dos impostos.
Segregação Padrão do Simples Nacional
Geral - Para Todos os Serviços
Para definir a segregação padrão para todos os serviços, vá até o Módulo Fiscal > Processos > Preencher PGDAS > Configuração. Localize a empresa na lista e clique em "Alterar".
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
- Selecione a configuração Simples Nacional a ser utilizada.
- Caso não exista, utilize essa lupa para abrir a tela de consulta e cadastrar uma nova.
- Salve as alterações.
Individual - Por Serviço
Também é possível definir a segregação padrão para cada serviço individualmente, para isso, vá até o Módulo Fiscal > Manutenção > Serviço > Serviço > Consultar > Altere um item na lista. Localize o campo segregação padrão, destacado na imagem abaixo, e salve.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
Observação: Esse tipo de configuração visa facilitar o trabalho do cliente que utiliza mais de uma Segregação Padrão, pois o sistema obtém a configuração do simples nacional de forma automática após uma importação de XML NFS-e.
Contabilização
Valor Contábil
Para configurar a contabilização automática do valor contábil do documento fiscal, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Configurações > Integração Contábil > Prestação de Serviços e configure os campos conforme instruído abaixo.
- Defina se a configuração será aplicada para entrada ou saída e Impostos Retidos na Fonte (é possível criar para ambas).
- Defina as configurações para lançamentos com a condição de recebimento à vista.
- Defina as configurações para lançamentos com a condição de recebimento à prazo.
- Marque a opção para exigir a contabilização em lançamento de partida dobrada.
Cálculo Automático na Importação
Caso a nota não possua o imposto PIS e COFINS configurado mas ainda assim deseja que o sistema efetue o preenchimento, é possível efetuando a seguinte configuração:
a) Em seu módulo fiscal, acesse o menu Manutenção > Imposto > Configurações > PIS/COFINS, clique em "Incluir" para o cadastramento do imposto.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
b) Efetue o preenchimento de ambos os impostos. Clique em "Salvar" para manter a configuração.
c) Vá em Processos > Calcular e Consultar Impostos.
d) Na tela "Cálculo e Consulta de Impostos" clique no botão "Opções", e selecione a opção "Abrir Configuração de Imposto da empresa atual".
e) Seleciona a configuração criada nos campos do "COFINS" e do "PIS".
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
f) Clique em "Salvar" para manter a configuração.
g) Agora ao importar as NFS-e o imposto PIS e COFINS será calculado com base na alíquota cadastrada x Base de cálculo da nota.
OBS.:
- Cálculos não são efetuados para empresas do Simples Nacional.
- Só serão calculados PIS e COFINS para produtos que possuam a configuração de CST que permite o cálculo, para configurar acesse o Módulo Fiscal > Manutenção > Controle de Estoque > Produto > Dados de CST > PIS Entrada e Saída > COFINS Entrada e Saída.
- Regras:
- Para os códigos de CST: (04, 05, 06, 07, 08, 09, 70, 71, 72, 73, 74, 75), o Calima não deve gerar nenhum cálculo de PIS e COFINS.
- O cálculo para o código de CST 03 é diferenciado, é usado, quantidade de Itens na aba PIS/COFINS dos serviços da nota x alíquota.
- Demais cálculos seguem a regra de base x alíquota.
Contabilização
a) É possível definir a contabilização automática dos impostos PIS e COFINS, para isso, os mesmos devem estar configurados em um serviço já cadastrado.
Para acessar a configuração, acesse o Módulo Fiscal > Manutenção > Serviço > Serviço > Consultar > Altere um item na lista > Aba "Dados na Empresa". Preencha com os CST's devidos.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
b) Agora, realize a configuração da contabilização de impostos em Módulo Fiscal > Configuração > Integração Contábil > Impostos > Abas PIS e COFINS.
Procedimentos
Importação Para Cidade de Marília/SP
Vá em Módulo Fiscal > Arquivos Digitais > Importação > NFS-e Marília
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
- Empresa (destino da importação).
- Data de entrada no qual as notas serão importadas no sistema, deixe em branco para utilizar a data oficial do documento.
- Informe o número da nota inicial (para múltiplas notas, ou deixe em branco para importar somente uma).
- Informe o número da nota final (para múltiplas notas, ou deixe em branco para importar somente uma).
- Caso informe uma única nota, deixe os dois campos anteriores em banco, caso contrário, deixe em branco.
- Ícone para adicionar notas.
- Clique em uma nota na lista e depois neste ícone, para removê-la da importação.
- Entre com a senha da empresa para acesso ao webservice (servidor) da prefeitura de Marília
- Clique em OK para iniciar o processo de importação.
OBS: Veja sobre o botão "Configuração" no final do artigo.
Importação Para Demais Cidades
Vá até o Módulo Fiscal, menu Menu Arquivos Digitais > Importação > NFS-e Geral (Arquivos: XML, TXT, ZIP)
a) Adicione arquivos e faça configurações básicas.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
- Empresa (destino da importação).
- Data de entrada no qual as notas serão importadas no sistema, deixe em branco para utilizar a data oficial do documento.
- Selecione os arquivos XML/TXT/CSV/ZIP para importação dos documentos fiscais (recomendamos que se o volume for maior que 100, compacte-os em zip.
- Remove arquivos já adicionados na grade.
- Inicia a importação.
b) Relacione os serviços contidos nos arquivos digitais com os já cadastrados no sistema, clicando duas vezes em cada item na lista. Não os relacionando, o sistema realiza o cadastro dos serviços automaticamente. Clique em Salvar, para continuar a importação.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
c) Ao final do processo, o sistema separará os documentos fiscais por "saída", "entrada" ou "arquivos rejeitados".
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
OBS 1.: Veja sobre o botão "Configuração" no final do artigo.
OBS 2.: Caso haja falha na importação do arquivo digital, abra um ticket para nossa equipe analisar o arquivo em Módulo Principal > Ajuda > Suporte via Ticket, anexe os arquivos e iremos dar retorno em breve, mais detalhes na sessão "Definição" deste artigo.
Ticket
Ao importar a NFS-e, pode ser que a nota tenha Tags fora do padrão de importação, quando isso ocorrer, será apresentada uma mensagem questionando se deseja abrir um ticket.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
Ao clicar em "Sim" irá abrir uma tela para descrever o ocorrido e enviar o ticket.
OBS.: Caso o serviço de ticket não esteja disponibilizado, entre em contato o gerente responsável pelo seu cadastro.
Botão "Configurações" No Rodapé da Tela
a) No botão "Configurações", no rodapé das telas de importação de NFS-e (geral e Marília), estarão disponíveis opções para padronização da importação, como CFOP's, séries e outros.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
b) As configurações são específicas por empresa.Não é necessário preencher todos os campos, somente o necessário para a empresa selecionada. Informe os campos a seguir na aba "Geral".
- Caso selecionar a opção "Atualizar endereços": será atualizado os endereços de Fornecedor/Cliente/Transportadora já importados, cujo o endereço sofreu modificação perante ao que foi cadastrado anteriormente no sistema.
- Caso selecionar a opção "Utilizar o Valor Líquido no Valor dos Serviços": Será utilizado o valor da TAG <ValorLiquidoNFSE>.
- Caso selecionar a opção "Utilizar os dados referentes ao ISS retido e ignorar os dados referentes ao ISS Normal, quando os estiverem presentes no arquivo digital": será importado o valor referente ao ISS retido, ignorando os dados referentes ao ISS Normal
- Selecionando a opção "1" Prestador ou Tomador, poderá ser importado arquivos sem o CNPJ da empresa selecionada.
c) Na Aba "Entrada" informe as configurações para os arquivos de entrada.
- Informe o "CFOP Estadual".
- Informe o "CFOP Interestadual".
- Selecione a opção "Utilizar data de entrada igual à data de emissão".
- Desconsiderar a descrição do serviço presente no arquivo: Caso essa opção seja marcada a nota será importada com a descrição presente dentro do Calima baseado no código de classificação serviço do arquivo
- Gerar contas a pagar: Caso essa opção seja marcada, o sistema vai gerar para cada uma das notas de entrada que ele importar, um registro de contas a pagar
- Abater do contas a pagar o valor de impostos retidos.
- Não abater o valor ISS Retido do valor total contábil da nota:A partir da versão 4.3.05 foi implementado essa opção que se o usuário marcar ela o valor do ISS retido não será abatido do valor total contábil da divisão
d) Na Aba "Saída" informe as configurações para os arquivos de saída
- Informe o "CFOP Estadual".
- Informe o "CFOP Interestadual".
- Selecione a opção "Utilizar data de entrada igual à data de emissão".
- Desconsiderar a descrição do serviço presente no arquivo: Caso essa opção seja marcada a nota será importada com a descrição presente dentro do Calima baseado no código de classificação serviço do arquivo.
- Gerar contas a receber: Caso essa opção seja marcada, o sistema vai gerar para cada uma das notas de saida que ele importar, um registro de contas a receber
- Não abater o valor ISS Retido do valor total contábil da nota:A partir da versão 4.3.05 foi implementado essa opção que se o usuário marcar ela o valor do ISS retido não será abatido do valor total contábil da divisão
e) Na Aba "Situação Especial de Segregação", clique no ícone de "+" para cadastrar uma Situação Especial de Segregação.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
OBS: Somente empresas de tributação Simples nacional pode utilizar esta configuração. No caso da NFS-e somente as notas de Saída podem receber essa configuração.
f) Na tela "Situação Especial de Segregação por CFOP" informe o "CFOP" ou, marque "Todos os CFOP's", informe o tipo de segregação e selecione os "Impostos p/Segreg. Selecionada" e clique em "Salvar".
OBS: Os impostos para o campo "Impostos p/Segreg. Selecionada" são habilitados conforme o tipo de "Segregação" escolhida.
g) Salve novamente na tela de NFS-e Importação para manter as configurações.
Relatório de Detalhes sobre o Resultado da Importação
a) Caso ao realizar a importação algum arquivo seja rejeitado, ao clicar na aba "Arquivos Rejeitados" será exibido o botão "Imprimir Rejeitados" clique nele para gerar o relatório.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
b) Uma tela de confirmação será exibida escolha entre Abrir ou Salvar.
c) O relatório Detalhes sobre o Resultado da Importação exibirá o total de pendências e qual foi o erro para cada arquivo.
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
Configuração de retenção para notas sem informações de Retenções
Devido a diferença de Leiautes de XML por municípios, alguns municípios não possuem Tags referentes aos impostos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRRF) . Pensando nisso o Calima possui uma configuração manual para calcular os impostos baseado no valor base da nota e nas configurações de retenções.
Retenções para Notas de Entrada.
As retenções são feitas somente para os serviços. Para gerar as retenções o Fornecedor deve ter a opção "Retenção na Fonte Prestador de Serviço" marcada, para isso acesse: Manutenção> "Participante - Fornecedor/Cliente/Transportadora..."
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
A empresa corrente do Calima deve ter a configuração de "Retenção na Fonte" informada. Para isso acesse Processos> Calcular e Consultar Impostos> Opções> Abrir Configuração de Imposto da empresa atual. Para configurar a retenção basta clicar no ícone de lupa.
Retenções para Notas de Saída.
As retenções são feitas somente para os serviços. Para gerar a retenções a empresa corrente do Calima deve ter a configuração de "Retenção na Fonte" informada, e ter a opção "Gerar Retenção na Fonte para Notas Fiscais de Saída" marcada. Para isso acesse Processos> Calcular e Consultar Impostos> Opções> Abrir Configuração de Imposto da empresa atual. Para configurar a retenção basta clicar no ícone de lupa.
ATENÇÃO:O XML da nota NÃO deve ter informações de PIS, COFINS e CSLL, caso na nota existam estes valores, esses que serão levados em consideração durante a importação das notas.
Veja Também