Mudanças entre as edições de "Lançamento de Débito e Crédito"

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Este ajuda tem como finalidade auxiliar o Lançamento de Débito e Crédito.
 
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== Observações de Lançamentos==
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Foram feitas alterações significativas no filtro de origem de lançamento contido no calima.
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A partir da versão '''3.7.03''' as origens de lançamento do módulo fiscal serão tratadas da seguinte forma:
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*Os lançamentos provenientes de inserções feitas diretamente no Calima, que antes eram tratadas como tipo "Normal", os importados do SINF e do SLFDOS terão, a partir de agora Origem de Lançamento "'''Manual'''"
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*Os lançamentos feitos por arquivo xml ou txt, inseridos na base do Calima através dos processos de importação NF-e, NFS-e, CT-e, NFC-e, CFe, a partir desta alteração serão generalizados pela Origem de Lançamento '''"Arquivo Digital (XML e TXT)"'''
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*Os outros lançamentos que são importados através de arquivos digitais SPED e SINTEGRA, continuarão com suas respectivas origem de lançamento '''"SPED e SINTEGRA."
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*Os demais, realizados por meio de integração com webservices rest, serão considerados como '''"Integração Rest(JSON)"'''
  
 
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Edição das 09h55min de 26 de junho de 2018



Definição

Este ajuda tem como finalidade auxiliar o Lançamento de Débito e Crédito.


Observações de Lançamentos

Foram feitas alterações significativas no filtro de origem de lançamento contido no calima. A partir da versão 3.7.03 as origens de lançamento do módulo fiscal serão tratadas da seguinte forma:

  • Os lançamentos provenientes de inserções feitas diretamente no Calima, que antes eram tratadas como tipo "Normal", os importados do SINF e do SLFDOS terão, a partir de agora Origem de Lançamento "Manual"
  • Os lançamentos feitos por arquivo xml ou txt, inseridos na base do Calima através dos processos de importação NF-e, NFS-e, CT-e, NFC-e, CFe, a partir desta alteração serão generalizados pela Origem de Lançamento "Arquivo Digital (XML e TXT)"
  • Os outros lançamentos que são importados através de arquivos digitais SPED e SINTEGRA, continuarão com suas respectivas origem de lançamento "SPED e SINTEGRA."

  • Os demais, realizados por meio de integração com webservices rest, serão considerados como "Integração Rest(JSON)"

Procedimento

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > COFINS.

Curid2459 1.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 2.png

c) Nesta tela:

Curid2459 3.png

  1. Informe a Referência.
  2. Informe o Período.
  3. Informe o Tipo.
  4. Informe o Tipo de Crédito(Esta opção só é acessível caso do campo tipo seja Crédito).
  5. Informe a Base de Cálculo.
  6. Informe o Valor.
  7. Informe a Observação.
  8. Clique em Salvar.

CSLL

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > CSLL.

Curid2459 4.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 5.png

c) Nesta tela:

Curid2459 6.png

  1. Informe a Referência.
  2. Informe o Tipo.
  3. Informe o Valor.
  4. Informe a Observação.
  5. Clique em Salvar.

ICMS

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > ICMS.

Curid2459 7.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 8.png

c) Nesta tela:

Curid2459 9.png

  1. Informe a Referência.
  2. Informe o Tipo.
  3. Informe o Valor.
  4. Informe a Observação.
  5. Clique em Salvar.

ICMS S.T.

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > ICMS S.T.

Curid2459 10.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 11.png

c) Nesta tela:

Curid2459 12.png

  1. Informe a Referência.
  2. Informe o Tipo.
  3. Informe o Valor.
  4. Informe a Observação.
  5. Clique em Salvar.

IPI

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > ==IPI==.

Curid2459 13.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 14.png

c) Nesta tela:

Curid2459 15.png

  1. Informe a Referência.
  2. Informe o Período de Apuração.
  3. Informe o Tipo.
  4. Informe a Operação.
  5. Informe o Valor.
  6. Informe o Código de Ajuste.
  7. Informe o Numero Doc. Ajuste.
  8. Informe a Origem do Ajuste.
  9. Informe a Observação/Descrição.
  10. Clique em Salvar.

IRPJ

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > IRPJ.

Curid2459 16.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 17.png

c) Nesta tela:

Curid2459 18.png

  1. Informe a Referência.
  2. Informe o Tipo.
  3. Informe o Valor.
  4. Informe a Observação.
  5. Clique em Salvar.

PIS

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > PIS.

Curid2459 19.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 20.png

c) Nesta tela:

Curid2459 21.png

  1. Informe a Referência.
  2. Informe o Período.
  3. Informe o Tipo.
  4. Informe o Tipo de Crédito(Esta opção só é acessível caso do campo tipo seja Crédito).
  5. Informe a Base de Cálculo.
  6. Informe o Valor.
  7. Informe a Observação.
  8. Clique em Salvar.



IRRF

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > IRRF.

Curid2459 22.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 23.png

c) Nesta tela:

Curid2459 24.png

  1. Informe a Referência.
  2. Informe o Tipo.
  3. Informe o Valor.
  4. Informe a Observação.
  5. Clique em Salvar.

Retenção da Fonte de PIS e COFINS

a) Para fazer o Lançamento de Débito e Crédito, vá em Módulo Fiscal > Manutenção > Imposto > Lançamento de Débito e Crédito > Retenção da Fonte de PIS e COFINS.

Curid2459 25.png

b) Na tela seguinte, clique em Incluir.

Curid2459 26.png

c) Nesta tela:

Curid2459 27.png

  1. Informe a Data da Retenção.
  2. Informe a Natureza da Retenção.
  3. Informe a Base de Cálculo da Retenção.
  4. Informe o Valor da Retenção.
  5. Informe o Código da Receita.
  6. Informe o Responsável pela Retenção / Recolhimento.
  7. Informe o Valor da Retenção PIS.
  8. Informe o Valor da Retenção COFINS.
  9. Informe o Declarante.
  10. Clique em Salvar.

Veja Também

Vídeo Aula - 5.01 - Módulo Fiscal - Configurações de Lançamento