Apuração do Lucro Real (Lalur e Lacs)

Revisão de 16h51min de 10 de outubro de 2019 por Administrador (Discussão | contribs) (Configuração dos Impostos)



Definição


Pré-requisitos

  • Plano de Contas cadastrados

Procedimentos

Configuração da Empresa

Para que a Empresa possa realizar a apuração do Lalur e Lacs, ela deve possuir o tipo de tributação de "Lucro real", "Real/Arbitrado" ou "Presumido/Real/Arbitrado".

Lucro-real-empresa.png


Configuração dos Impostos

IRPJ:

A pessoa jurídica, seja comercial ou civil o seu objeto, pagará o imposto à alíquota de 15% (quinze por cento) sobre o lucro real, apurado de conformidade com o Regulamento. O disposto neste item aplica-se, inclusive, à pessoa jurídica que explore atividade rural.

ADICIONAL

A parcela do lucro real que exceder ao valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) pelo número de meses do respectivo período de apuração, sujeita-se à incidência de adicional de imposto à alíquota de 10% (dez por cento). O adicional aplica-se, inclusive, nos casos de incorporação, fusão ou cisão e de extinção da pessoa jurídica pelo encerramento da liquidação. O disposto neste item aplica-se, igualmente, à pessoa jurídica que explore atividade rural. O adicional de que trata este item será pago juntamente com o imposto de renda apurado pela aplicação da alíquota geral de 15%.

CSLL:

9% (nove por cento) para pessoas jurídicas em geral. Para as entidades financeiras e equiparadas a alíquota é de 15% a partir de 01.01.2019. Para configurar as alíquotas no Calima, basta ir em: Lucro Real - Apuração - Clicar no botão IMPOSTOS - configurar diretamente clicando na lupa dos campos IRPJ e CSLL conforme as imagens abaixo:

ATENÇÃO: Como estamos trabalhando com o lucro real, as alíquotas base são sempre 100%, já no Lucro Presumido, isso é variável.


Para o cálculo correto da Apuração é necessário possuir valores de IRPJ e CSLL configurados para a Empresa. Para isso, acesse: Módulo Fiscal> Manutenção> Imposto> Configurações> IRPJ. Preencha todos os campos, com atenção de informar os exatos valores para os seguintes campos: Alíquota de 15,00, Tipo de Apuração contábil, Limite de Compensação 0,3 e na sessão Tipo de Adicional para o Imposto colocar adicional limite de 20000 e alíquota 10,00. Clique em "Salvar" para manter as configurações.

Arquivo:Lucro-real-imposto-01.png

Acesse: Módulo Fiscal> Manutenção> Imposto> Configurações> CSLL. Preencha todos os campos, com atenção de informar os exatos valores para os seguintes campos: Alíquota de 9,00, Tipo de Apuração contábil e Limite de Compensação 0,3. Clique em "Salvar" para manter as configurações.

Arquivo:Lucro-real-imposto02.png

Observações:

  1. Para o CSLL os campos de "Adicional para o Imposto" "Valor Limite" e "Alíquota" não devem ser preenchidos.
  2. O campo Limite de Compensação serve para compensar no ano seguinte, o prejuízo da empresa no ano anterior pagando menos Imposto, reduzindo o percentual de prejuízo do valor do imposto a ser pago. O Limite de compensação em todo o Brasil é de 30%.


Lucro-real-imposto01.png

Lucroreal-imposto02.png

Lucro-real-imposto03.png

Lucro-real-imposto04.png

Lucro-real-imposto05.png


Configuração da Apuração

Para finalizar as configurações antes da apuração, acesse: Módulo Contábil> Lucro Real> Configuração.

Lucro-real-config-apuracao-01.png

Na tela "Manutenção de Livro de Apuração parte A" a configuração deverá ser feita Ano a Ano. A cada ano a Receita Federal lança uma nova tabela ECF do lalur e do lacs, e está será adicionada no sistema. Cada tabela pode ter itens adicionados ou removidos a cada ano.

Hoje o Calima dá suporte para tabelas do ano 2014 até 2018.

Para cadastrar os valores selecione a aba "e-Lalur A" informe o Ano no campo "Ano Referência" e clique em "Consultar".

Lucro-real-config-apuracao-02.png

Após clicar em "Consultar" será exibido uma tela de Confirmação, caso não seja encontrado dados cadastrados, o sistema terá a opção de importar os dados. Caso não tenha nenhum dado prévio clique no botão "Sim" para importar a tabela.

Lucro-real-config-apuracao03.png

Ao final do processo o Calima já estará sincronizado com a Tabela ECF para o Lalur e será exibido na aba "e-Lalur A".

Lucro-real-config-apuracao04.png

Para realizar a importação da Tabela ECF para o Lacs, clique na aba "e-Lacs A" e clique no botão "Consultar".

Lucro-real-config-apuracao-05.png

Ao final do processo o Calima já estará sincronizado com a Tabela ECF para o Lacs e será exibido na aba "e-Lacs A".

Lucro-real-config-apuracao-06.png


APURAÇÃO

Após termos a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, e sabermos as alíquotas, calcular o imposto é uma tarefa fácil. Basta incidir as alíquotas sobre a base de cálculo que temos o valor a ser pago.

Para fazer isso no sistema, basta selecionar o período desejado (ano e mês) e clicar no botão calcular.

ATENÇÃO: O botão CALCULAR nessa rotina tem um funcionamento diferente do que nas outras rotinas do Calima, após calcular, é necessário apertar SALVAR, para que o sistema grave o cálculo realizado.

O sistema trará o total de Receitas/Despesas (não incidindo as adições/exclusões, ou seja, o valor que deverá estar presente no final do balancete e da DRE) e logo abaixo detalhará mais, mostrando a base de cálculo, o lucro máximo, alíquota adicional, valor do adicional e a base de cálculo do adicional (apenas no caso do IRPJ), a alíquota e o valor do imposto.

O cliente pode imprimir a guia e/ou a memória de cálculo diretamente da tela de apuração.


Veja Também