O Calima disponibiliza uma importante ferramenta de integração, no qual é possível transportar dados do Módulo Fiscal para o Módulo Contábil. Confira com detalhes o que é integrado:
Primeiramente, devemos ter uma empresa cadastrada no sistema, configurada no Módulo Fiscal. Também é necessário que tenham dados a serem transportados. Caso tenha dúvidas em configurações, lançamentos e importação de documentos para o Módulo Fiscal, dedique sua atenção aos links a seguir.
Devemos também ter essa mesma empresa configurada no Módulo Contábil. Caso ainda não o tenha realizado ou tenha dúvidas, dedique sua atenção aos links a seguir.
Desta forma, você irá realizar a contabilização manualmente, individualmente em cada documento fiscal necessário.
Caso deseje realizar a contabilização de documentos fiscais individualmente, poderá efetuá-la da seguinte forma.
1) Tomando partida que desejamos realizar a contabilização de um documento fiscal de saída, dirija-se até o Módulo Fiscal, acesse o menu Manutenção > Saída (ou Entrada) > Lançamento. Preencha os filtros necessários para localizar um documento fiscal, clique em consultar, selecione um item na lista e clique no botão "Alterar".
2) Selecione a aba "Produtos" ou "Serviços" (dependendo do tipo do documento fiscal), vá até a aba "Divisões" e mais abaixo, na aba "Contabilização". Clique no ícone "+" para incluí-la.
3) Preencha as contas de Débito e Crédito, pesquisando-as pelas lupas indicadas por setas vermelhas. Preencha o histórico manualmente, ou clique no ícone ao lado do mesmo, para geração automática, conforme exemplo na imagem. Por fim, clique em "Salvar".
4) Pronto, voltamos à tela anterior, confira na lista, a contabilização efetuada, caso deseje editar, selecione o item na lista e clique no ícone de "lápis" (à direita), estando ok, clique no botão "Salvar".
1) Tomando partida que desejamos realizar a contabilização de um conhecimento de transporte, dirija-se até o Módulo Fiscal, acesse o menu Manutenção > Saída (ou Entrada) > Conhecimento de Transporte. Preencha os filtros necessários para localizar um documento fiscal, clique em consultar, selecione um item na lista e clique no botão "Alterar".
2) Preencha as contas de Débito e Crédito, pesquisando-as pelas lupas indicadas por setas vermelhas. Preencha o histórico manualmente, ou clique no ícone ao lado do mesmo, para geração automática, conforme exemplo na imagem. Por fim, clique em "Salvar".
Desta forma, você irá realizar a contabilização de forma automatizada, sem intervenção manual nos documentos fiscais.
1) Acesse o Módulo Fiscal, menu Manutenção > Configurações > Integração Contábil > Codificação Fiscal. Clique no botão "Incluir".
2) Preencha a codificação fiscal, o tipo de produto, e na aba "Tipo de Pagamento", preencha os campos necessários.
3) Dê uma atenção no campo "Incluir TAG", no qual é possível personalizar o histórico, com dados dinâmicos vindos do documento fiscal.