Contabilização e Integração do Módulo Fiscal com o Módulo Contábil

De Ajuda do Calima



Definição

O Calima disponibiliza uma importante ferramenta de integração, no qual é possível transportar dados do Módulo Fiscal para o Módulo Contábil. Confira com detalhes o que é integrado:

  • Documentos de Entrada
  • Documentos de Saída
  • Conhecimentos de Transporte de Entrada
  • Conhecimentos de Transporte de Saída
  • Impostos Gerados
  • Contas à Pagar
  • Contas à Receber

Observações

  • Matriz e Filiais: Caso a empresa matriz esteja com a configuração de 'centralizar' marcada, as integrações das filiais são geradas na matriz, caso queira gerar a integração nas filiais, basta desmarca a opção 'centralizar' da matriz.

Pré-requisitos

Primeiramente, devemos ter uma empresa cadastrada no sistema, configurada no Módulo Fiscal. Também é necessário que tenham dados a serem transportados. Caso tenha dúvidas em configurações, lançamentos e importação de documentos para o Módulo Fiscal, dedique sua atenção aos links a seguir.


Caso a opção "Gerar lançamentos contábeis por Tipo de Produto" esteja marcada, a contabilização será feita por "Tipo de Produto", que deve ser configurado na tela "Por Codificação Fiscal (CFOP)". [1]

Config mlf empresa.png

Obs: Caso essa opção seja marcada, somente serão contabilizados lançamentos que tenham produtos configurados em seus Itens de Entrada e Saída.


Devemos também ter essa mesma empresa configurada no Módulo Contábil. Caso ainda não o tenha realizado ou tenha dúvidas, dedique sua atenção aos links a seguir.


Contabilização de Documentos Fiscais Individualmente

Desta forma, você irá realizar a contabilização manualmente, individualmente em cada documento fiscal necessário.


Documentos Fiscais de Entrada/Saída

Caso deseje realizar a contabilização de documentos fiscais individualmente, poderá efetuá-la da seguinte forma.

1) Tomando partida que desejamos realizar a contabilização de um documento fiscal de saída, dirija-se até o Módulo Fiscal, acesse o menu Manutenção > Saída (ou Entrada) > Lançamento. Preencha os filtros necessários para localizar um documento fiscal, clique em consultar, selecione um item na lista e clique no botão "Alterar".

Integracao-mlf-mcg-1.png

2) Selecione a aba "Produtos" ou "Serviços" (dependendo do tipo do documento fiscal), vá até a aba "Divisões" e mais abaixo, na aba "Contabilização". Clique no ícone "+" para incluí-la.

Integracao-mlf-mcg-2.png

3) Preencha as contas de Débito e Crédito, pesquisando-as pelas lupas indicadas por setas vermelhas. Preencha o histórico manualmente, ou clique no ícone ao lado do mesmo, para geração automática, conforme exemplo na imagem. Por fim, clique em "Salvar".

Integracao-mlf-mcg-3.png

4) Pronto, voltamos à tela anterior, confira na lista, a contabilização efetuada, caso deseje editar, selecione o item na lista e clique no ícone de "lápis" (à direita), estando ok, clique no botão "Salvar".

Integracao-mlf-mcg-4.png


Conhecimentos de Transporte

1) Tomando partida que desejamos realizar a contabilização de um conhecimento de transporte, dirija-se até o Módulo Fiscal, acesse o menu Manutenção > Saída (ou Entrada) > Conhecimento de Transporte. Preencha os filtros necessários para localizar um documento fiscal, clique em consultar, selecione um item na lista e clique no botão "Alterar".

Integracao-mlf-mcg-5.png

2) Preencha as contas de Débito e Crédito, pesquisando-as pelas lupas indicadas por setas vermelhas. Preencha o histórico manualmente, ou clique no ícone ao lado do mesmo, para geração automática, conforme exemplo na imagem. Por fim, clique em "Salvar".


Contabilização de Documentos Fiscais em Lote

Desta forma, você irá realizar a contabilização de forma automatizada, sem intervenção manual nos documentos fiscais.


Por Codificação Fiscal (CFOP)

a) Acesse o Módulo Fiscal > Menu Manutenção > Configurações > Integração Contábil > Codificação Fiscal e clique em Incluir.

Contabilizacao 2.png

b) Informe o código fiscal de entrada/saída e as contas de débito/crédito a serem utilizadas de acordo com o tipo de pagamento praticado na nota, caso deseje contabilizar as notas somente de um determinado produto, deve preencher o campo "Produto".

Config integração cfop 001.png

1. O campo "Cód. Fiscal" deve ser preenchido de acordo com a CFOP que está a configurar no momento, deve haver notas cadastradas ou a ser importadas com este CFOP para valer a configuração.

2. O campo "Tipo de Produto" deve ser preenchido de acordo com o produto contido na nota, após preencher este campo, só será contabilizado as notas que contem a CFOP informada e o Produto informado, para tal é preciso seguir a seguinte regra:

A empresa deve estar configurada para gerar lançamentos Contábeis por Tipo de Produto, como exibido na imagem abaixo.

Contab por produto 001.png

OBS.1: Para cada tipo de produto dentro da divisão será gerada uma contabilização.

OBS.2: Caso exista imposto e esteja configurado, será gerado uma contabilização para cada tipo de imposto.

OBS.3: Caso exista desconto na divisão e esteja configurado, será gerado uma contabilização para o desconto.


3. O campo "Contabilizar por" deve ser preenchido de acordo com a forma de trabalho.

4. O campo "Histórico" é opcional.

c) Para a contabilização dos impostos por CFOP, clique na aba "Impostos".

Contabilizacao 4.png

OBS.: Os impostos devem estar devidamente configurados para a empresa corrente, caso tenha duvida, acesso o link: Como Calcular Impostos.

d) Para a contabilização dos impostos retidos na fonte, clique na aba "Impostos Retidos na Fonte".

Contabilizacao 5.1.png

OBS.: Os impostos devem estar devidamente configurados para a empresa corrente, caso tenha duvida, acesso o link: Como Calcular Impostos.

d) Clique no botão ‘Salvar’ e prossiga na inserção de dados.


Por Prestação de Serviços

a) Acesse o Módulo Fiscal > Menu Manutenção > Configurações > Integração Contábil > Prestação de Serviços e clique em Incluir.

Contabilizacao 11.png

b) Informe as contas de débito/crédito a serem utilizadas de acordo com o tipo de pagamento praticado na nota.

Contabilizacao servicos impostos 0001.png

  1. O campo "Histórico" é opcional.

c) Para a contabilização dos impostos retidos na fonte, clique na aba "Impostos Retidos na Fonte".

Contabilizacao servicos impostos 0002.png

d) Clique no botão ‘Salvar’ e prossiga na inserção de dados.


Por Fornecedor/Cliente/Transportadora

a) Acesse o Módulo Fiscal > Menu Manutenção > Configurações > Integração Contábil > Fornecedor/Cliente/Transportadora e clique em Incluir.

Contabilizacao 6.png

b) Informe o fornecedor/cliente a ser configurado e a conta relacionada à cada atividade.

Forneclitrans 001.png

  1. Caso a opção for selecionada, as notas com o fornecedor, cliente ou transportadora em questão receberão a contabilização demonstrada acima como prioridade perante as outras configurações, por exemplo: Caso tenha uma nota de serviço com o fornecedor 1 e tenha configurado a integração por Prestação de Serviços e também por Fornecedor/Cliente/Transportadora mas não tenha marcado a opção, a contabilização será efetuada com as contas configuradas em Prestação de Serviços, caso tenha marcado a opção a contabilização será efetuada com as contas configuradas em Fornecedor/Cliente/Transportadora.

OBS.: Para verificar qual é o tipo de participante, acesse o Módulo Fiscal > Menu Manutenção > Participante - Fornecedor/Cliente/Transportadora, selecione o participante e clique em alterar, verifique o tipo que está selecionado.

Contabilizacao 9.png

c) Clique no botão ‘Salvar’ e prossiga na inserção de dados.


Por Contas à Pagar e Receber

Acesse o Módulo Fiscal, menu Manutenção > Configurações > Integração Contábil > Contas a Pagar e Receber. Selecione a aba "Contas a Pagar" ou "Contas a Receber" para iniciar a configuração. Selecione contas de débito e crédito, podem ser consultadas pelas lupas indicadas por setas vermelhas. Preencha o histórico padrão que será utilizado. Pode-se também fazer o uso da "TAG do histórico", que são campos que são dinamicamente adicionados ao histórico. Pode-se também configurar Juros e Multas para as "Contas a Pagar" ou "Contas a Receber", selecione o campo "Contabilizar por" escolha "Data da baixa" ou "Data de vencimento". Ao final da configuração, clique em "Salvar".

Integracao-mlf-mcg-33.png


Por Impostos

Acesse o Módulo Fiscal, menu Manutenção > Configurações > Integração Contábil > Impostos.

Contabilizacao 72.png

OBS: Utilize essa configuração para integrar somente os impostos apurados no Módulo Fiscal.

Informe dentro de cada aba referente ao imposto que deseja integrar, a sua conta de débito e crédito a receberem os valores.

Contabilizacao13.png


Realizando a Integração Entre os Módulos

1) Acesse o Módulo Contábil, menu Processos > Integração > Módulo Fiscal. Informe o período de datas, marque o que deseja que seja importado para o Módulo Contábil e em seguida, clique em Ok e aguarde alguns instantes.

Mc-config-int-01.png

2) Caso nas configurações da empresa houver uma Matriz setada e com a opção Centralizar marcada, os lançamentos serão importados na Empresa matriz. Na tela de Integração Fiscal será exibida uma mensagem de aviso caso a opção Centralizar esteja marcada.

Mc-config-int-03.png

Mc-config-int-02.png

3) Ao final do processo, será exibido uma tela com o que foi integrado e se houve alguma falha.


Regra Para o Preenchimento das Contas de Débito e Crédito na Tela de Lançamentos Fiscais

Notas de Entrada

  1. Caso Forn./Clie./Transp. e CFOP tenha configuração, a conta de Crédito utilizada na nota será aquela informada para Fornecedor e a conta de Débito utilizada será aquela informada na configuração do CFOP. Impostos serão contabilizados caso tenham sido configurados.
  2. Havendo configuração somente para Forn./Clie./Transp., somente a conta de crédito será preenchida.
  3. Havendo configuração somente para CFOP, as contas de débito e crédito serão preenchidas conforme configuradas para CFOP. Impostos serão contabilizados caso tenham sido configurados.


Notas de Saída

  1. Caso Forn./Clie./Transp. e CFOP tenha configuração, a conta de Débito utilizada na nota será aquela informada para Cliente e a conta de Crédito utilizada será aquela informada na configuração do CFOP. Impostos serão contabilizados caso tenham sido configurados.
  2. Havendo configuração somente para Forn./Clie./Transp., somente a conta de débito será preenchida.
  3. Havendo configuração somente para CFOP, as contas de débito e crédito serão preenchidas conforme configuradas para CFOP. Impostos serão contabilizados caso tenham sido configurados.

Refazendo Lançamentos Contábeis

Se porventura alterar manualmente a contabilização de um documento fiscal, utilize essa opção de refazer lançamentos contábeis para ajustá-los. Acesse o Módulo Fiscal, menu Processos > Refazer Lançamentos Contábeis. Marque as opções necessárias e clique em "Ok".

Integracao-mlf-mcg-32.png


Atenção

1- Prioridade das configurações de integração

  • Para as notas de serviço caso não tenha a configuração da CFOP será utilizada a configuração da prestação de serviços caso também não tenha não será feito nenhum lançamento na aba de contabilização.
  • A regra acima serve também para as notas de produtos com CFOP não configurada, não será feito nenhum lançamento na aba de contabilização.

Obs: Pode ocorrer de existir mais de um lançamento na aba contabilização quando configurado os impostos e a nota possuir valor para o imposto pré configurado.

2- Quando configurado Fornecedor/Cliente/Transportadora a configuração irá sobrepor qualquer configuração de CFOP pré cadastrada.

Regra configuração Fornecedor/Cliente/Transportadora:

  • Quando se tratar de uma Entrada a conta previamente cadastrada para 'Fornecedor' será utilizada na conta de crédito do lançamento.
  • Quando se tratar de uma Saída a conta previamente cadastrada para 'Cliente' será utilizada na conta de débito do lançamento.

Não possuindo a configuração acima será utilizada a configuração da CFOP.


Veja Também