Emissão da Guia de DARF

Revisão de 14h46min de 26 de julho de 2016 por Administrador (Discussão | contribs)



Definição

O DARF é um documento instituído pelo Ministério da Fazenda e pela Receita Federal para uso dos contribuintes no pagamento dos tributos embutidos em suas operações. Servindo tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

O DARF Comum começou a vigorar em abril de 1997, e permanece em uso até hoje como o principal documento na arrecadação de tributos oriundos de contribuintes pessoas físicas e jurídicas. Essa é a guia de pagamento que você deve utilizar para pagar o PIS sobre o faturamento da sua empresa, o imposto de importação na alfândega sobre mercadorias trazidas do exterior ou o imposto de renda pela sua fonte pagadora.

Darf.png

Nesse artigo de ajuda, você verá um passo a passo completo de configuração e geração da guia, para caso o valor da mesma seja menor do que o mínimo configurado, o sistema gera um crédito com o valor da guia para ser adicionado na próxima referência.


Configurações

DARF

1- Precisamos primeiramente, criar uma configuração para a emissão da guia. Vá até o Módulo Folha de Pagamento, menu Manutenção > Impostos > Configuração > DARF. Clique em "Incluir".

Arquivo:DARF-1.png

2 - Preencha os campos necessários, se atentando para o valor de recolhimento mínimo. Salve os dados no final.

Arquivo:DARF-2.png


Débito/Crédito

1 - Havendo valores referentes a débito/crédito da DARF, os mesmos devem ser informados ao sistema pelo menu Manutenção > Impostos > Débito/Crédito. Clique em "Incluir".

Arquivo:DARF-3.png