Lançamento de Nota Fiscal de Energia Elétrica



Definição

O Calima dispõe de recursos para que nossos clientes possam lançar as Notas de Energia Elétrica (NFE) recebidas para que os valores relacionados a elas componham os arquivos digitais e demais processos contábeis/fiscais.


Observações de Lançamentos

Foram feitas alterações significativas no filtro de origem de lançamento contido no calima. A partir da versão 3.7.03 as origens de lançamento do módulo fiscal serão tratadas da seguinte forma:

  • Os lançamentos provenientes de inserções feitas diretamente no Calima, que antes eram tratadas como tipo "Normal", os importados do SINF e do SLFDOS terão, a partir de agora Origem de Lançamento "Manual"
  • Os lançamentos feitos por arquivo xml ou txt, inseridos na base do Calima através dos processos de importação NF-e, NFS-e, CT-e, NFC-e, CFe, a partir desta alteração serão generalizados pela Origem de Lançamento "Arquivo Digital (XML e TXT)"
  • Os outros lançamentos que são importados através de arquivos digitais SPED e SINTEGRA, continuarão com suas respectivas origem de lançamento "SPED e SINTEGRA."

  • Os demais, realizados por meio de integração com webservices rest, serão considerados como "Integração Rest(JSON)"

Procedimentos

a) Acesse Módulo Fiscal > Menu Manutenção > Entrada > Lançamento >

Lancamento7.png

b) Clique em Incluir.

Lancamento8.png

c) Informe os dados abaixo.

Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
  1. Informe a sigla "NFE" (Nota Fiscal de Energia Elétrica) e siga preenchendo os demais campos de acordo com as seguintes orientações:
  2. O campo "Tipo de Emitente" deve ser preenchido com a opção "Terceiros";
  3. O campo "Fornecedor" deve ser preenchido com os dados (previamente cadastrados em Manutenção > Participante) da empresa fornecedora de energia elétrica;


d) um item de produto ‘Energia elétrica’ (previamente cadastrado em Manutenção > Controle de Estoque > Produto) deve ser inserido na nota;

d.1) a CFOP utilizada deve ser adaptada de acordo com a informação contida na nota impressa, de forma que, seja transformado em CFOP de entrada -> iniciada por 1 para notas emitidas/recebidas na mesma UF e iniciada por 2 para notas emitidas/recebidas em UFs diferentes; Ex.: é utilizada a CFOP 5253 na nota recebida e que foi emitida por uma fornecedora da mesma UF da empresa corrente então, essa será registrada no sistema com a CFOP 1253;

d.2) no campo ‘Quantidade’ deve ser informado valor ‘1’ (um);

d.3) no campo ‘Valor Unitário’ deve ser informado o valor (R$) total da nota;

Fiscal-nfe-02.png

d.4) na aba ICMS, informe os valores e alíquota do tributo contidos na nota;

Fiscal-nfe-03.png

e) através do botão ‘Opções’, encontra-se disponível uma tela com campos específicos sobre consumo de energia elétrica. Este campos devem ser preenchidos conforme dados dispostos na nota.

Fiscal-nfe-04.png

Fiscal-nfe-05.png

f) Após realizar estes procedimentos, os dados podem ser salvos normalmente e, posteriormente, utilizados nos processos de contabilização e geração de relatórios/arquivos digitais do período temporal no qual foram cadastrados.


Veja Também