Lançamentos de Entrada e Saída

Revisão de 16h48min de 12 de abril de 2018 por Administrador (Discussão | contribs) (Alteração de CFOP em Lote)



Definição

Uma nova tela para a realização de Lançamentos Fiscais de Entrada/Saída foi disponibilizada no Calima e oferece aos nossos clientes inúmeros recursos integrados para agilizar a inserção, alteração e consulta de dados.

Dentre os recursos oferecidos, podemos destacar alguns:


  • Navegabilidade total via teclado;
  • Complemento para diferentes tipos de lançamentos (Água, Energia elétrica, Gás, etc); **
  • Integração direta com a importação de NF-e via DANFE; +
  • Informação sobre Valores Agregados;
  • Refazer Lançamentos Contábeis;


+ Disponível através do botão ‘Opções’ no canto inferior esquerdo da tela.

Mf-les-00.png


Tutoriais em Vídeo

a) Lançamento Completo: registros fiscais contendo itens de produtos e/ou serviços podem ser cadastrados no Calima conforme o tutorial abaixo.

b) Lançamento Sem Itens: registros fiscais sem itens de produtos e/ou serviços, contendo somente os dados de divisões, podem ser cadastrados no Calima conforme o tutorial abaixo.

c) Importando dados de NF-e: as informações dispostas em NF-e (nota fiscal eletrônica) de entrada/saída podem ser importadas automaticamente através da nova tela de lançamentos. Ao utilizar este recurso, os campo exibirão os dados presentes no arquivo digital e estarão disponíveis para consulta/alteração/exclusão.

d) Padronização de preenchimento de campos: para agilizar a realização dos lançamentos, nossos clientes podem configurar a padronização para o preenchimento de alguns campos. Desta forma, caso seja escolhida uma padronização, ao abrir a tela de lançamentos, alguns campos já estarão automaticamente preenchidos.

e) Situações especiais de ICMS e IPI: outro recurso disponível para agilizar o processo de lançamento fiscais envolve a utilização de situações especiais de ICMS e IPI. O valor inserido no campo ‘Base de Cálculo’ preencherá automaticamente o campo configurado como ‘Destino’ de acordo com um percentual definido, evitando a navegação pelos demais campos.

f) Cálculo automático sobre a diferença de alíquotas de ICMS: todos os contribuintes do ICMS são obrigados a recolher o ICMS relativo à diferença existente entre a alíquota interna (praticada no Estado destinatário) e a alíquota interestadual em determinadas operações. Somente existirá diferencial de alíquotas a ser recolhido caso o percentual da alíquota interna ser superior ao da alíquota interestadual. Para facilitar a realização do cálculo automático sobre a diferença de alíquotas de ICMS através da tela de lançamentos, algumas configurações específicas devem ser realizadas no Calima.

Regras:

  • Para calcular a diferença alíquota a CFOP marcada como calcular diferença de alíquota e UF fornecedor/cliente tem que diferente diferente da UF da empresa.
  • Para calcular a patilha de ICMS e o valor do FPC a nota deve ser consumidor final e deve ter diferença de alíquota.

Mais Recursos Adicionados

A partir da versão 2.4.9 do Calima, foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

Abas para diferentes padrões de pesquisa: ao buscar por lançamentos de entrada/saída, nossos clientes poderão escolher entre diferentes padrões de pesquisa. Na aba Pesquisa Normal, são disponibilizados diversos campos que podem ser utilizados individualmente ou em combinação, conforme era realizado na antiga tela de lançamentos. Na aba Pesquisa Avançada, os campos disponíveis também pode ser utilizados individualmente ou em combinação mas, diferentes operações podem ser realizadas para estes campos para que a pesquisa seja mais minuciosa.

Mf-les-01.png

Mf-les-02.png

Contabilização por CFOP: os lançamentos de entrada/saída poderão ser contabilizados de forma distinta a partir do CFOP escolhido e previamente configurado. Além da contabilização baseada no Tipo de Pagamento (a vista, a prazo e sem pagamento), os impostos (PIS, COFINS, ICMS, ICMS-ST, IPI e ISS), os impostos retidos na fonte para serviços (IRRF, PIS-RF, COFINS-RF e CSLL-RF) também poderão ser configurados para que sejam contabilizados de acordo com o CFOP utilizado nos lançamentos. Após realizar as configurações necessárias através do Módulo Fiscal > menu Manutenção > Configurações > Integração Contábil > Codificação Fiscal, basta acessar a tela de lançamentos (Módulo Fiscal > menu Manutenção > Configurações > Lançamento > Entrada e Saída > Incluir) e utilizar o(s) CFOP(s) configurados para que a contabilização seja realizada automaticamente. Para visualizar os dados referentes à contabilização, basta acessar a aba Contabilização na Divisão de Produtos/Serviços.

Mf-les-03.png

Mf-les-04.png

Preenchimento automático de datas para consulta de lançamentos: durante a realização de consultas (aba Pesquisa Normal) sobre os lançamentos de entrada/saída registrados no sistema, o sistema permite que as datas de entrada (lançamentos de entrada) e datas de emissão (lançamentos de saída) sem preenchidos automaticamente, de acordo com o mês de referência do sistema. Para que este preenchimento ocorra, é necessário que a opção ‘Utilizar o mês corrente como parâmetro para as consultas em branco’ esteja habilitada através do Módulo Principal > menu Manutenção > Configurações > Preferências de usuário.

Mf-les-05.png

Preenchimento automático de datas para realização de lançamentos: ao registrar os lançamentos de entrada/saída na nova tela, os usuários poderão configurar o preenchimento automático da Data de Entrada (lançamentos de entrada) e/ou Data de Emissão (lançamentos de saída) com base na data atual (dia do registro no sistema). Para que isso seja aplicado, basta acessar Módulo Fiscal > menu Manutenção > Configurações > Empresa > aba Configuração do Lançamento e selecionar a opção ‘Inserir data de entrada/emissão automaticamente’. Posteriormente, ao acessar Manutenção > Entrada/Saída > Lançamento > Incluir, poderá ser observado que as datas indicadas estarão automaticamente preenchidas.

Mf-les-06.png

Rateio de valores sobre os itens de produtos da nota: ao inserir valores de desconto, acréscimo, frete, seguro e outras despesas, na divisão de produtos, o sistema permitirá que esses valores sejam rateados proporcionalmente para os itens de produtos inseridos na nota. A distribuição de valores irá considerar o total dos produtos.

Fiscal-ent-sai-7.png


DIFAL - ICMS Interestadual a Consumidor Final

Para realizar a partilha de ICMS entre UF Origem e Destino deve-se seguir as os passos abaixo:

a) UF do lançamento deve ser diferente da UF da Empresa

b) Tipo de Consumidor deve ser "Final"

c) Os Modelos de Documentos devem ser 55 ou 57 configurados na Espécie do Documento.

d) Somente serão aceitas Notas do Território Nacional (Brasil).

Mf-icmsdifal-01.png

e) CFOP dos Produtos lançados deve ter a opção "Calcular diferença de Alíquota" marcada

Mf-icmsdifal-02.png


f) Nos lançamentos dos Produtos ir na aba "ICMS Interestadual" e verificar os campos:

Alíquota Interna: Alíquota do estado da empresa Alíquota Interestadual: Alíquota do estado da nota Partilha: Percentual para dividir o valor do ICMS entre os estados. Percentual do Fundo de Combate à Pobreza - FCP -> Percentual sobre a base do ICMS para esse fundo.

Mf-icmsdifal-03.png


g) Após lançar os produtos verificar as divisões do ICMS Interestadual

Mf-icmsdifal-04.png

OBS.1 : Sistema busca o valor total do ICMS para FCP, o valor total do ICMS interestadual para UF de destino e o valor total do ICMS interestadual para UF de origem agrupados pelas UFs do Brasil das notas ativas de entrada ou saída da empresa dos modelos 55 e 57 que tenham data de entrada dentro do período de geração.

OBS.2 : A guia DAE para difal é gerada com base todos as notas de Entrada com o campo Valor Diferencial de Alíquota lançadas no período solicitado, caso esse campo não tenha valores, a guia não será gerada.

Mf-icmsdifal-05.png


Foram incluídos os registros E300, E310, E311, E312, E313 e E316 no Bloco E do SPED Fiscal, para maiores informações acesse: [1]


Alteração de CFOP em Lote

Para realizar a alteração do CFOP em Lote acesse Módulo fiscal> Manutenção> Lançamento> Entrada ou Saída. Selecione os lançamentos desejados e clique em "Opções".

Mf-cfopLote01.png

Clique em "Alteração de CFOP em Lote".

Mf-cfopLote-02.png

Escolha o novo CFOP e clique em "Ok".

Mf-cfopLote-03.png

OBS: Quando alterado o CFOP dos itens para um novo CFOP (não existente na nota), será criada uma nova divisão de produtos/serviços e caso a alteração seja em todos os itens a divisão antiga será excluída.

OBS.2: Ao selecionar um novo CFOP o mesmo será validado de acordo com a UF informada na nota, bem como se a nota é de entrada ou saída (mesma regra de alteração individual do CFOP).

OBS.3: Após a alteração do CFOP será necessário salvar a nota em edição.

OBS.4: Caso exista configuração de contabilização por CFOP, os Lançamentos Contábeis deverão ser refeitos logo após a alteração dos CFOP's.


Veja Também