Este Ajuda tem como finalidade auxiliar na criação e consulta dos valores de Imposto e Alíquotas cobrado na folha de pagamento.
a) Para fazer a criação ou consultar o Valor e Imposto, vá em Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Tabelas > Valor e Imposto.
b) Na tela seguinte, clique em Incluir para adicionar um novo imposto ou em Alterar para verificar um imposto existente.
c) Nesta tela ao informar a referência desejada, o sistema pergunta se deseja usar os dados da referência anterior, caso sim ele já preenche os valores de acordo com a referência anterior, caso não, os valores deverão ser digitados manualmente.
d) Para adicionar uma faixa de INSS, selecione a aba Faixas - INSS e clique em "Adicionar". Preencha os dados e clique em "Salvar".
Obs.: Neste exemplo, para os valores de rendimento até R$ 1.556,95 a taxa de Alíquota será de 8% (oito porcento). Para valores entre R$ 1.556,95 e R$ 2.594,92 o valor da Alíquota é de 9% (nove porcento). Acima de R$ 2.594,92 a Alíquota passa a ser de 11% (onze porcento).
e) Para adicionar uma faixa de IRRF, selecione a aba Faixas - IRRF e clique em "Adicionar". Preencha os dados e clique em "Salvar".
f) Para adicionar uma faixa de salário família, selecione a aba Faixas - Salário Família e clique em "Adicionar". Preencha os dados e clique em "Salvar".
g) Para adicionar o valor das alíquotas para as bases de INSS e IRRF, selecione a aba Redução das Bases e preencha as informações.
h) No botão Juros & Multa é possível realizar os cadastros de SELIC e Multa.
i) Informe o mês e ano de Referência e o valor da Taxa e clique em "Salvar".
j) Na tela Multa informe os valores de Multa por dia e a Multa máxima e clique em "Salvar".