O módulo Folha de Pagamento do Calima dispõe de recursos para a realização do cálculo da folha de pagamento de colégios. Algumas configurações específicas devem ser realizadas para ajustar o sistema em relação às características deste tipo de estabelecimento.
"Atenção: É necessário ter eventos de horas aula lançado para o professor para ser considerado como salário do mesmo."
1) Inicialmente, deve ser indicado se o colégio realizará seus cálculo com base em horas-aula mensais ou semanais. Para este último, é necessário acessar o Módulo Folha de Pagamento > menu Manutenção > Configurações > Empresa > aba Gerais e marcar a opção ‘Informar aulas semanais (x 4.5)’.
OBS.: em colégio que contabilizam por aulas mensais, esta opção deve ficar desmarcada.
2) Através da tela disposta no menu Manutenção > Trabalhador > Vínculo > Incluir/Alterar.
Cadastre o vínculo dos professores, informando o CBO específico para a função.
OBS.: antes de cadastrar o vínculo, é preciso cadastrar os dados pessoais do trabalhador em menu Manutenção > Trabalhador > Dados Pessos > Incluir.
3) Ainda na tela de Vínculo, alguns Eventos* devem ser configurados para o trabalhador (professor). Para isso, basta clicar no botão de Eventos. No caso de eventos ‘Salário Aula’, deve ser escolhido aquele que será aplicado ao trabalhador e indicado o período em que será calculado, bem como, a quantidade de horas-aulas (mensais ou semanais, de acordo com a configuração realizada anteriormente).
OBS.: os Eventos também pode ser adicionados através da tela disponível em menu Manutenção > Trabalhador > Evento.
3.1) Caso haja outras remunerações do professor consideradas para incidência de INSS, IRRF e FGTS, basta informar na aba Salário. No cadastro de profissionais cuja função seja diferente de ‘professor’, o salário será informado diretamente nesta aba, sem a necessidade de configurar o evento citado anteriormente.
Obs.: Preencha todas as informações sobre o vínculo do professor e os demais funcionário do colégio, na tela de Vínculo e Eventos do trabalhador, para que o sistema esteja totalmente adequado aos cálculos que atendem à legislação trabalhista.
4) Após realizar as configurações citadas acima, os cálculos de folha/adiantamento/férias/ rescisão/parcelas do 13º poderão ser realizadas normalmente através do menu Processos > Calcular Folha de Pagamento. Basta indicar a empresa, tipo de cálculo e com base na referência temporal corrente, o processo será executado.
5) Valores e demais informações podem ser visualizados através dos diversos relatórios dispostos no menu Relatórios > Listagem.
5.1) Ao preencher as informações necessárias, um relatório será gerado.