Erros Conhecidos - eSocial

De Ajuda do Calima



Definição

Este ajuda tem por finalidade auxiliar na solução de possíveis erros do envio.


Erros Conhecidos

Procuração Eletrônica e Assinatura Digital

Erro eSocial S-1000 - 411 Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.

Esta mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1000 quando é utilizado o Certificado Digital através de procuração, porém não foram realizadas as permissões para o eSocial.

a) Para Corrigir o erro é necessário realizar as permissões referentes ao eSocial, para isso acesse: Orientações - Assinatura Digital e Procuração Eletrônica.

b) Na página Orientações - Assinatura Digital e Procuração Eletrônica, clique em II - Procedimento no E-CAC para definição dos perfis da procuração.

ErrosEsocial-01.png

c) Efetue o passo a passo indicado para a realização das permissões necessárias, para gerar o eSocial de procuração.

d) Retorne ao sistema após realizar as permissões necessárias, e faça novamente o envio do evento S-1000.

e) No Ambiente de testes em alguns casos o portal do eSocial pode demorar a reconhecer o reenvio, caso o mesmo erro seja retornado, após, ter feito as permissões, sugerimos que efetue um novo reenvio no dia seguinte.

f) Se o erro não for solucionado após habilitar o envio atráves do portal do eCAC, será necessário entrar em contato com a Receita Federal. Preencha o formulário de contato e aguarde o retorno da Receita que será via e-mail. O contato pode ser feito atráves de: Certificados - Procurações.


Erro de Pré validação das Alíquotas RAT e FAP

Para realizar as configurações necessárias para enviar o registro S-1005 é obrigatório o preenchimento da alíquota RAT e FAP. Para mais informações sobre a Obrigatoriedade do RAT para o eSocial Clique Aqui.

Ao tentar gerar o eSocial, o Calima efetua algumas pré validações para verificar se as configurações do eSocial foram feitas corretamente. Caso esteja faltando alguma configuração, será impresso um relatório de pendências, informando onde está faltando realizar as configurações necessárias para a geração do eSocial. como o exemplo abaixo.

PendenciaEsocial.png

Consultando FAP, RAT e CNAE

Para informar ou consultar o CNAE da empresa acesse Módulo Principal> Manutenção> Empresa clique em Alterar, Acesse a aba "Registro da empresa".

EmpresaCNAE.png

Para consultar a alíquota FAP de sua Empresa acesse FAP WEB. é necessário o "CNPJ Raiz da Empresa" e a "Senha" no site do dataprev caso não tenha uma senha basta inserir uma e clicar em "Consultar".

ConsultaFAP.png

Após realizar o login clique em consultar novamente no menu para visualizar o percentual da alíquota FAP.

ConsultaFAP-02.png

Clique Aqui e baixe o arquivo "Anexo I INRFB10272010", abra o arquivo que é do tipo ".doc" e localize a "Alíquota RAT" através do "Anexo I - Tabela I". Também é possível fazer a pesquisa utilizando os quatro primeiros dígitos do CNAE.

TabelaRAT.png


Configuração da Alíquota RAT e FAP para Empresa

a) Após consultar os valores das alíquotas no passo anterior iremos realizar as configurações no Calima, para configurar a alíquota RAT acesse o Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Configurações > Empresa.

EsocialRat.png

b) Na Tela "Configuração da Empresa" acesse a aba "GPS" depois na aba "Não Optante" Informe o "RAT" (Percentual de Acidente de Trabalho).

EsocialRat-01.png

c) Para configurar a alíquota FAP, acesse Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Configuração > Empresa. Na tela de "Configuração da Empresa" acesse a aba "GPS" após, a aba "Geral" e informe a "Alíquota FAP".

EsocialFAP.png

d) Clique em "Salvar" para guardar a alteração.


Configuração da Alíquota RAT e FAP para o Tomador

a) Para gerar o registro S-1005 também é necessário informar as alíquotas RAT e FAP no tomador, para isso Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Tomador de Serviço > Manutenção.

TomadorManut.png

b) Na tela "Manutenção de Tomador de Serviços" altere ou cadastre um novo registro. Informe a "Alíquota RAT" e a "Alíquota FAP" após clique em "Salvar".

TomadorFAP-RAT.png


Erro de Pré validação do Código Dedução de Terceiros

Para realizar as configurações necessárias para enviar o registro S-1020 é obrigatório o preenchimento do Código de Dedução de Terceiros. Para mais informações sobre a Obrigatoriedade do Código de Dedução de Terceiros para o eSocial Clique Aqui.

Ao tentar gerar o eSocial, o Calima efetua algumas pré validações para verificar se as configurações do eSocial foram feitas corretamente. Caso esteja faltando alguma configuração, será impresso um relatório de pendências, informando onde está faltando realizar as configurações necessárias para a geração do eSocial, como o exemplo abaixo.

Esocial terceiros 0001.png

Configuração do Código Dedução de Terceiros

a) Para configurar o Código Dedução de Terceiros acesse o Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Configurações > Empresa.

EsocialRat.png

b) Na Tela "Configuração da Empresa" acesse a aba "GPS" depois na aba "Não Optante" Informe o "Código Dedução Terceiros".

Esocial terceiros 0002.png

c) Clique em "Ok" para salvar o procedimento.


Erro 106

O erro 106, Erro de validação: 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF, Período de Apuração. Essa mensagem de erro na validação ocorre no retorno dos Eventos em geral, quando o eSocial já possuí o recebimento deste evento, causando duplicidade.

Verificando Eventos com Duplicidade.

Para realizar o ajuste é necessário acessar o site do eSocial, para isso clique aqui, e conferir as informações de remuneração do evento que constam no site.

Para conferir, precisamos verificar se há um evento já processado no sistema com esse mesmo recibo para isso:

  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário com o evento com a mensagem de erro, e na coluna Evento, selecione somente o mesmo;
  3. Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados;
  4. Confira se aparecerá dois eventos para esta referência, um processado com o mesmo número de recibo do site e outro com o erro 106, ou se aparecerá apenas o evento com o erro 106.

Para efetuar este ajuste é só excluir o evento com a mensagem de duplicidade, pois, outro registro já foi enviado com sucesso com essa mesma informação, e este foi enviado novamente, voltando em duplicidade.


Erro 261

Caso ao enviar o evento S-1020 ocorrer o erro "261 - Categoria do trabalhador 'XXX' incompatível com a lotação do tipo 'XX' e classificação tributária do empregador 'XX'". Ação Sugerida: O valor informado no campo deverá ser compatível com a Lotação e classificação tributária do CONTRIBUINTE informada no Evento de "Informações Cadastrais do Empregador", conforme Tabela 11 (Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classificação Tributária e Tipos de Lotação)

A possível causa é que o tomador em que o vinculo está alocado possui lotação tributaria incompatível com a categoria do trabalhador de acordo com a tabela 11.

Para realizar o ajuste será necessário criar um tomador com os mesmos dados/configurações da empresa (CNPJ e Lotação Tributária compatível com a categoria do mesmo) e alocar o vinculo ao mesmo e efetuar o envio do evento S-1020 para o novo Tomador.

Tabela 11 - Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classificação Tributária e Tipos de Lotação.

Tabela11.png

Para visualizar o documento completo acesse: https://portal.esocial.gov.br/manuais/leiautes-do-esocial-v2-4-02.zip. Abra o arquivo Leiautes do eSocial v2.4.02 - Anexo I -Tabelas.pdf Página 34.


Erro 262

Caso ao enviar o evento S-1200 ocorra o erro 0262 = "Lotação '{0}' não existe no cadastro do empregador para o período '{1}'.\nAção Sugerida: O valor informado no campo Código de Lotação deverá existir na Tabela de Lotações Tributárias, informada pelo empregador. "

A possível causa é a lotação tributária S-1020 não foi enviada ou está inválido na referência em que o evento S-1200 foi enviado (verificar a tag iniValid do evento S-1020).

Exemplo:

Erro 262 no envido do evento S-1200 da referência 01/2019.

Erro262.png

Causa:

Evento S-1020 enviado com data de início de validade igual a 07/2019 (tag iniValid = 07/2019).

Erro262-02.png

Solução Envio do evento S-1020 com data início de validade igual a 01/2019 e reenviar o evento S1200.

Erro262-03.png


Erro 0093

Caso ocorra o erro: "0093 - Falha ao obter informações do Sistema de CAEPF da RFB" ao realizar o envio dos eventos "S-1000 Informações do Empregador /Contribuinte/Órgão Público" ou "S-1005 - Tabela de Estabelecimentos e Obras" para Produtor Rural. Saiba que este erro ocorre devido a instabilidades dos servidores do eSocial.


Erro 301

Caso o erro com a observação: "301 - A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha não catalogada". Ocorra favor acessar o Portal do eSocial através do link eSocial. Na opção PRODUÇÃO RESTRITA > CONTATO, selecione ERRO 301, preencha os campos e informe o identificador do erro como: "7b87051d-2ffd-4fe1-b2ba-a4a936bfa6be" em SUA MENSAGEM para rastreamento do erro.

Este erro trata-se de um erro do próprio portal do eSocial que se refere a situações de falha temporária do sistema, como, por exemplo, falha ou timeout no acesso às integrações, ou algum erro não catalogado, para o qual não há uma mensagem específica para o usuário ou seja, não é de conhecimento do órgão, podendo variar o tipo de erro encontrado na validação.

Para solucionar o erro proceda com a tentativa de envio e validação dos eventos, caso o erro persista, orientamos entrar em contato com o portal do eSocial. Para isso, é necessário acessar o ambiente de PRODUÇÃO RESTRITA e informar o identificador relacionado na tela de erro. O usuário não receberá respostas individualizadas referente ao erro.

É importante realizar o procedimento indicado, para relatar ao canal responsável do eSocial dos erros que estão ocorrendo, desta forma, assim que forem corrigidos serão publicados juntamente aos demais erros, no portal do eSocial.


Erro 307

Caso ao tentar efetuar a sincronização do evento S-1000, através da rotina de Sincronização de Eventos ocorra o erro: "307 - Erro ao validar o solicitante da informação. Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema do CNPJ / CPF. A falha pode ser temporária, tente novamente mais tarde." Ao ocorre o erro, confira as permissões da procuração eletrônica do certificado digital utilizado na Empresa caso utilize procuração.

Para detalhes da configuração de Procuração Eletrônica para o Certificado Digital clique aqui.

Caso as permissões da Procuração Eletrônica estejam corretas, deverá ser aberto um chamado no eSocial informando o código de erro 307 ao tentar sincronizar os eventos utilizando o eSocial BX, para visualizar como abrir um chamado no eSocial clique aqui


Erro 401


Código 130 e 105

Caso as observações do erro sejam "130 - É necessário existir informação cadastral do empregador para o período. Ação Sugerida: Verificar se já foi enviado um evento de cadastramento do empregador" e "105 - O evento a ser excluído/retificado (alterado) não foi localizado na base de dados do eSocial". Realize o seguinte procedimento exclua todos os testes enviados anteriormente e refaça o envio que o problema deve ser solucionado.

Os eventos de "Rubricas" e "Empresas" devem ser enviados juntos, caso o evento de "Rubricas" for enviado separado do evento de "Empresas" irá ocorrer um erro, porque não existe a empresa cadastrada no eSocial.

OBS: Todas as bases de testes enviadas pelo eSocial são zeradas de tempos em tempos, portanto, para fazer uma consulta atual exclua o teste antigo e faça-o novamente.


Código 255

Caso a observação do erro seja "255 - Classificação Tributária inválida. Ação Sugerida: O Valor informado no campo deverá existir na tabela 8(Classificação Tributária)". O erro ocorre quando são enviados dois eventos de exclusão seguidos, como o primeiro envio já efetuou a exclusão dos dados, quando o segundo evento efetua a operação não há mais nada para excluir resultando no erro.


Erro 409

Caso ao realizar o envio do evento ocorra erro, e a descrição do erro seja: Erro: 409 - Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB. A falha pode ser temporária, tente novamente mais tarde. Conforme a imagem abaixo:

Erro409-Procuracao.png

Esse ocorre quando o webservice do eSocial está passando por algum tipo de instabilidade e não conseguiu processar o envio que foi enviado pelo Calima. Esse tipo de instabilidade geralmente é momentânea, basta que o envio seja enviado novamente após alguns minutos para que seja processado com sucesso.

Enviei os eventos várias vezes e o erro persiste

Caso o erro persista após alguns envios, o que pode ser feito é registrar uma ocorrência no portal do eSocial, a necessidade de abrir uma ocorrência é que em alguns casos, há um erro no webservice do eSocial que precisa de ajuste.

Para visualizar como registrar uma ocorrência no portal do eSocial clique aqui.

importante: Erros que possuem as mensagens citando instabilidade no webservice do eSocial, significa que o problema não é no Calima, e sim nos servidores do eSocial. Portanto, caso ocorra essa mensagem ao realizar a única solução é aguardar o fim da instabilidade e realizar o envio novamente.


Erro 537

Caso ao realizar o envio do evento ocorra erro, e a descrição do erro seja por exemplo: "Erro no evento S-1005 - Já existe no sistema registro com mesmo código de identificação". Uma das possibilidades de erro 537 é o envio de um evento que não possui um recibo válido retornado pelo eSocial.

Isso ocorre normalmente:

  1. Quando um evento é transmitido para a base de dados do eSocial e obtém em seu retorno o código de erro "203 - Este lote já foi recebido anteriormente e ainda esta na fila de processamento". Logo após obter este retorno, caso seja realizada nova tentativa de transmissão, todas as próximas respostas do eSocial serão Erro 537 - Duplicidade.
  2. Quando existem por exemplo departamentos cadastrados com informação de CEI ou CNPJ repetidos.
  3. Quando enviado já enviado um evento que já foi processado com sucesso, ou, porquê o cadastro foi feito manualmente no site do eSocial.


Para conferir como foi transmitido o evento acesse o portal eSocial na área do empregador, em dados do empregador selecione a opção "Informações do Empregador", no quadro de identificação do evento consulte o campo "Processo de emissão do evento", nesse campo a opção "1-Aplicativo do empregador" mostra que o evento S-1000 foi enviado ao eSocial pelo seu sistema, já a opção "3-Aplicativo Governamental - Web Geral" mostra que o registro cadastral da empresa foi enviado via portal.

Para ambos os casos basta conferir o número do recibo e estando certo basta excluir o evento com duplicidade no Calima.


Erro 553

Caso ocorra o erro 0553 = "Grupo '{0}' não deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute. ao enviar o evento "S-2299 - Desligamento".

Motivo: O Empregador tentou enviar o evento "S-2299 - Desligamento". e incluiu informações relativas a verbas rescisórias (grupo{verbasResc}). Uma das condições de preenchimento do grupo {verbasResc} é não informá-lo quando a data de desligamento for anterior ao início da obrigatoriedade dos eventos periódicos, 3ª fase para o empregador.

Solução: Deverá ser verificado a data de inicio de obrigatoriedade dos eventos periódicos para o empregador divulgada pelo eSocial e a data cadastrada no sistema (MFP > Manutenção > Configurações > Empresa > 'Aba eSocial').

Nos casos em que o vínculo dos tipos Sócios, Diretores e Autônomos não possuírem verbas rescisórias, a caixa de seleção Não Calcular Rescisão deverá ser marcado. Para estes casos o motivo do desligamento deverá ser: "L - Outros motivos de rescisão do contrato de trabalho".

S2299check-rescisao.png

ATENÇÃO: Na tela de rescisão caso a opção "Não Calcular Rescisão", seja selecionada a rescisão do vínculo não será calculada mesma com rescisão lançada, o que possibilitará o envio da informações do desligamento (sem o grupo verbas rescisórias preenchido) para o eSocial.


Erro 721

Caso ao enviar os eventos S-2299 - Desligamento, ou, S-2230 Afastamento Temporário e ocorra o erro: "721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador que se tornarão inconsistentes em caso de recepção deste. Para que seja possível esse registro, executar os seguintes passos: a) Excluir os eventos identificados com data posterior ao evento que se pretende informar; b) Fazer o registro do evento conforme pretendido; c) Informar novamente em ordem cronológica os eventos excluídos, se continuarem válidos. Consultar o Manual para obter orientações sobre consulta e exclusão e recepção de eventos extemporâneos."

Saiba que o O erro de validação 721 acontece no envio do S-2200 referente a retificação (S-2205) quando existe algum evento com data igual ou posterior a demissão do funcionário. Ou seja, ao enviar o evento S-2200 o eSocial identifica que tem um evento processado no qual a data está depois da retificação. Esse erro pode acontecer em diversas situações, a mais comum é quando o funcionário já tem um afastamento processado no eSocial ou quando há algum evento de alteração para o funcionário.

Para realizar a correção faça o envio do Evento de Exclusão S-3000 para a alteração (S-2205) do evento S-2200. Após a exclusão faça o envio do desligamento S-2299 ou do Afastamento Temporário S-2230,


Erro 726

Caso ao enviar o evento S-1210 ocorra o erro 726 com a seguinte descrição: 726 - Não foi localizado um evento de rescisão contratual para o trabalhador com mesmo recibo de pagamento. Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-1210 quando o evento de remuneração do desligamento S-2299 deste funcionário não foi enviado ou não levou os valores da rescisão.

Para solucionar o problema basta:

  1. Alterar a data de obrigatoriedade da fase 3 para antes da data de demissão (Módulo Folha de Pagamento > Configurações > Empresa > ‘Aba eSocial’ > Data de Início da obrigatoriedade dos Eventos Periódicos).
  2. Remover S-2299 que foi enviado com sucesso através do S-3000.
  3. Recalcular Rescisão e reenvio S-2299 com a data de obrigatoriedade alterada.
  4. Retornado data de obrigatoriedade da fase 3 para 10/01/2019.
  5. Recalculado folha do mês 01/2019.

Erro de envio S-1000

Caso ocorra erro no envio do evento S-1000, com o código:559 e descrição: indicativo de desoneração da folha incompatível: O Campo indicativo de Desoneração da Folha só pode ser igual a [1] quando a classificação tributária for igual a [02, 03, 00] nos demais casos, deve ser igual a [0] e código: 255 e descrição Classificação tributária inválida. Ação sugerida: o valor informado no campo deverá existir na tabela 8 [Classificação tributária].

Erro560255.png

Para solucionar o erro é necessário realizar as seguintes configurações, no Módulo Principal> Configuração > Empresa > Aba 'eSocial/EFD-Reinf'. Informe um valor para "Classificação Tributária".

ClassificacaoTributaria.png

Informe a "Lotação Tributária" para o tomador acessando Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Tomador serviço/Obra de Construção > Manutenção > Aba 'eSocial'.

LotacaoTributariaTomador.png


Erro de envio S-1200

Caso ocorra o erro "E-social - Lote 1200 - Erro Schema 402" , para solucioná-lo será necessário o envio do Evento 51 - Base de cálculo do FGTS para vínculos que possuam afastamentos do tipo:

  1. Afastamento temporário por motivo de acidente do trabalho.
  2. Afastamento temporário para prestar serviço militar obrigatório.



Erro de envio S-1210

Ao enviar o evento -1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho caso ocorra o erro 0726 = "Não foi localizado um evento de rescisão contratual para o trabalhador com mesmo recibo de pagamento. Ação Sugerida: Deve ser um identificador de recibo de pagamento atribuído pela empresa em um dos eventos rescisórios (S-2299 ou S-2399), no campo "identificador de recibo de pagamento". .Se Tipo de Pagamento = [2] deve ser um valor atribuído pela empresa em S-2299; .Se Tipo de Pagamento = [3], deve ser um valor atribuído pela empresa em S-2399."

Para a solução do problema, realize o seguinte passo a passo:

  1. Altere a data de início da obrigatoriedade, para isso acesse: Modulo Folha de Pagamento > Manutenção > Configurações > Empresa > "Aba eSocial". Informe a data para o campo "Evento Periódicos" para uma data antes da data de rescisão do vínculo.
  2. Caso já tenha sido enviado o evento S-2299 faça a exclusão do mesmo utilizando o S-3000.
  3. Faça o reenvio do S-2299.
  4. Recalcule a folha para que gere o S-1210 pendente para o vínculo, reenvie o mesmo.

Erro de envio S-2200

Caso ocorra erro no envio do evento S-2200 , com os seguintes erros:

  • 0237 = "Categoria do trabalhador incompatível com a classificação tributária do empregador". Ocorre quando a categoria do vinculo não for compatível com a Classificação Tributária.

Ação Sugerida: A categoria informada no campo deverá ser compatível com a classificação tributária do CONTRIBUINTE informada no Evento de “S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público” campo classificação tributária, conforme Tabela 11.

  • 0261 = "Categoria do trabalhador incompatível com a lotação e classificação tributária do empregador". Ocorre quando a categoria do vinculo não for compatível com o Tipo de Lotação.

Ação Sugerida: O valor informado no campo deverá ser compatível com a Lotação e classificação tributária do CONTRIBUINTE informada no Evento de "S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público", conforme Tabela 11.

Para solucionar o erro é necessário realizar as seguintes configurações, no Módulo Principal> Configuração > Empresa > Aba 'eSocial/EFD-Reinf'. Informe um valor para "Classificação Tributária".

ClassificacaoTributaria.png

No Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Configuração > Empresa > Aba 'eSocial'. Informe a "Lotação Tributária" para o tomador acessando Módulo Folha de Pagamento > Manutenção > Tomador serviço > Manutenção > Aba 'eSocial'.

LotacaoTributaria.png

Tabela 11 - Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classificação Tributária e Tipos de Lotação.

Tabela11.png

Para visualizar o documento completo acesse: https://portal.esocial.gov.br/manuais/leiautes-do-esocial-v2-4-02.zip. Abra o arquivo Leiautes do eSocial v2.4.02 - Anexo I -Tabelas.pdf Página 34.


Erro de envio S-2200 e S-2300

Se ao enviar o evento S-2200 e/ou S-2300 ocorrer o erro "263 - Cargo não existe no cadastro do Empregador" conforme imagem abaixo.

S-2300 Erro263.png

Se o evento "S-1030 - Tabelas de Cargos/Empregos Públicos" contendo o cargo do trabalhador, já foi enviado com sucesso e ocorreu o erro 263, realize o seguinte passo a passo para solucionar o problema.


a) Acesse: Manutenção > Tabelas > Cargo. Selecione o cargo desejado e altere a descrição do mesmo, por exemplo, a mesma descrição porém em letras maiúsculas. Após alterar a descrição clique em Salvar.

S-2300 Erro263-1.png

b) Ao alterar o cargo já enviado será solicitado informar o tipo de alteração a ser enviada ao eSocial. Selecione "Alterar a partir de:" e informe a referência “03/2017”

S-2300 Erro263-2.png

c) Será gerado um evento pendente S-1030 que deve ser enviado pelo monitor de eventos, clique no evento e enviar.

S-2300 Erro263-3.png

d) Após o processamento com sucesso do evento S-1030, faça o envio do S-2200 e/ou S-2300 novamente, agora este será processado com sucesso. Note que no XML do evento enviado o início da validade do cargo foi alterada conforme exemplo abaixo.

S-2300 Erro263-4.png


Erro Trabalhador não consta na base do eSocial

Caso ao enviar o evento "S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos" ocorrer o erro "162 - O Trabalhador Matrícula {0} consta na base de dados do Ambiente Nacional do eSocial, mas não foi informada sua remuneração. Ação Sugerida: verificar se a falta de informação é decorrente de dificuldades operacionais ou se é possível efetuar a regularização." Conforme a imagem abaixo.

Erro162-s1299.png

O erro pode acontecer devido a um dos seguintes fatores:

1) Não ter sido enviado os eventos S-1200 e S-1210.

Solução: Envie todos os eventos que estiverem pendentes.

2) Caso o funcionário esteja afastado no Calima, e o evento "S-2230 - Afastamento Temporário" para o funcionário não tenha sido enviado ao eSocial, os eventos S-1200 e S-1210 não serão gerados para o mesmo ao calcular a folha de pagamento. Como o evento S-2230 não foi enviado o eSocial não reconhece o afastamento e exige a remuneração gerando o erro.

Solução: Envie o afastamento dos Vínculos ao eSocial.

3) Caso o vínculo tenha sido enviado ao eSocial pelo evento S-2200, e este foi demitido no Calima e não foi feito o envio do evento S-2299.

Solução: Realizar o envio do S-2299 para isso acesse: MFP > Arquivos Digitais > eSocial > eSocial > 'Selecionar' 2° Fase - Eventos não Periódicos > 'Selecionar' S-2299 - Desligamento > 'Selecionar' o Vínculo com rescisão a ser enviada ao eSocial.

4) O vínculo não foi enviado pelo Calima.

Solução:

Passo.1: Confira se a matrícula do Trabalhador consta no portal do eSocial está a igual a gerada pelo Calima presente no XML gerado e o campo verProc igual a 1.0.0, caso não atenda o informado acima significa que o trabalhador não foi enviado pelo Calima, nesse caso o Trabalhador(com matricula divergente) deverá ser excluído do portal e reenviado pelo Calima.

A matrícula pode ser vista no XML de envio dos eventos como no exemplo abaixo.

MatriculaCalimaEsocial.png

A formação da matrícula funcionam da seguinte forma, pegando o exemplo da matrícula da imagem acima.

  • E2-V1212 Onde E -> Empresa.
  • 2-> Código da empresa no Calima.
  • V -> Vínculo.
  • 1212 -> Matricula do Vínculo no Calima.


MatriculaCalimaEsocial2.png

Passo.2: Acesse o portal do eSocial através do link: https://login.esocial.gov.br/login.aspx

Passo.3: Ao tentar excluir o Trabalhador com Matricula divergente no portal do eSocial, caso ocorra o erro:

MatriculaCalimaEsocial3.png

Passo.4: Para que o portal aceite a exclusão do vínculo com matricula divergente, deve ser verificado se o mesmo não possui:

  • Pagamentos(S-1210) [Excluir Pagamento pelo Calima utilizando o evento S3000; Ir ao portal e conferir se o pagamento foi excluído];
  • Remuneração(S-1200) [Excluir Remuneração pelo Calima utilizando o evento S3000; Ir ao portal e conferir se o Remuneração foi excluída];

MatriculaCalimaEsocial5.png

Passo.5: Retorna ao portal e efetuar a exclusão do vínculo com matricula divergente

MatriculaCalimaEsocial4.png

ATENÇÃO:

  1. NÃO EXCLUIR O VINCULO COM MATRICULA CORRETA PELO PORTAL.
  2. ACESSAR O PORTAL DO eSOCIAL SOMENTE NESTE CASO DE ERRO CONHECIDO.
  3. NÃO EFETUAR OPERAÇÕES QUE NÃO FORAM INDICAS NESTA ORIENTAÇÃO.
  4. CASO TENHA ALGUMA DIFICULDADE PEÇA AJUDA.
  5. ALTERAÇÕES EFETUADAS COMPROMETERÁ OS DADOS NO CALIMA.

Veja Também