Este ajuda tem por finalidade detalhar as funções do Monitor de Eventos do eSocial.
Para eventos enviados antes da versão 4.1.00 não é possível baixar o XML.
a) Acesse o Módulo Folha de Pagamento > Arquivos Digitais > Exportação > eSocial > Monitor de Eventos eSocial.
b) Na tela de "Monitor de Eventos do eSocial" poderemos realizar várias operações como as descritas abaixo para cada aba.
c) Para visualizar os detalhes do envio selecione um evento e clique no ícone "lápis". Como o seguinte exemplo selecionando a aba "Eventos Já Enviados" > "Eventos de Tabela" > "S-1010", selecione o evento e clique em detalhes.
d) Na tela "Gerenciador de Eventos do eSocial" é possível visualizar informações como o número do protocolo, número do recibo, qual o evento, o status dele e o tipo de ambiente. Para gerar o XML do evento enviado clique na aba "XML", será então exibido o XML caso queira baixá-lo clique no Botão "Baixar XML".
e) Caso um evento enviado tenha erro, para visualizar os detalhes dele, clique no evento depois, no ícone de "lápis".
f) Na tela "Gerenciador de Eventos do eSocial" clique na aba "Ocorrências" para ver o Código, Mensagem e Localização do erro.
Evento S-1200
Representa o evento de retorno S-5001 - Informações das contribuições sociais consolidadas por trabalhador Trata-se de um retorno do ambiente nacional do eSocial para cada um dos eventos de remuneração – S-1200 ou S-2299 ou S-2399 – transmitidos pelo empregador. Nele constará a totalização da base de cálculo (Salário de Contribuição) da contribuição previdenciária de cada trabalhador (CPF), e o cálculo do valor da contribuição devida pelo segurado ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS. Retorna também o valor da contribuição efetivamente descontada pelo empregador, conforme informado em rubrica específica no evento de remuneração.
Evento S-1210
Representa o evento de retorno S-5002 – Imposto de Renda Retido na Fonte. Trata-se de um evento de retorno do ambiente nacional do eSocial para cada evento de Pagamentos de Rendimentos do Trabalho (S-1210), que tenha sido transmitido pelo empregador e internalizado pelo ambiente nacional do eSocial após as devidas validações. Nele constará a totalização dos rendimentos tributáveis e não tributáveis, o Imposto de Renda Retido na Fonte, as deduções do rendimento tributável bruto, isenções, demandas judiciais e suspensão de incidência em função de decisões judiciais.
Evento S-1299
Representa o evento de retorno S-5011 - Informações das contribuições sociais consolidadas por contribuinte. Trata-se de um retorno do ambiente nacional do eSocial para o evento de fechamento de eventos periódicos, S-1299, ou para o S-1295 - Solicitação de Totalização para Pagamento em Contingência. Objetiva mostrar ao declarante, com base nas informações transmitidas nos eventos iniciais, de tabelas e periódicos, o total da base de cálculo por categoria de trabalhador, por lotação tributária e por estabelecimento. A partir dessas informações são apurados os créditos previdenciários e os devidos a outras entidades e fundos.
Representa o evento de retorno S-5012 - Informações do IRRF consolidadas por contribuinte".
Trata-se de um evento de retorno do ambiente nacional do eSocial para o contribuinte, gerado após o evento de fechamento de eventos periódicos, S-1299, ou para o S-1295 -Solicitação de Totalização para Pagamento em Contingência. Objetiva mostrar ao declarante, uma consolidação dos valores de cada tipo de retenção de Imposto de Renda Retido na Fonte, identificado pelo Código de Receita, que foram informadas individualmente para cada trabalhador no evento S-5002. Portanto, não são apresentados valores individualizados por trabalhador, mas apenas os totais que devem ser recolhidos pelo empregador para cada um dos códigos de receita.