Mudanças entre as edições de "Sincronização de Eventos - eSocial BX"

(Sincronização para Cliente de outro Sistema)
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* Para empresas que enviaram o eSocial através de outro sistema não é necessário marcar a opção: S-1005 - Tabelas de Lotações Tributárias (será enviado um novo evento através do Calima)
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Evento <b>"S-1020 - Tabela de Lotação Tributárias"</b>.
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Para empresas que enviaram o eSocial através de outro sistema <span style="color:red; font-weight:bold;">NÃO</span> é necessário marcar a opção: <b>"S-1020 - Tabelas de Lotações Tributárias"</b>. Pois, o mesmo será reenviado através do Calima.
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*Sincronizar Vínculos
 
*Sincronizar Vínculos

Edição das 14h16min de 28 de maio de 2019


Definição

O eSocial disponibiliza mais uma ferramenta para auxiliar na gestão de eventos transmitidos para o Ambiente Nacional. É o chamado eSocial Bx (baixador de arquivos).

Com ele, os empregadores poderão recuperar os eventos e respectivos recibos transmitidos para o eSocial, utilizando o Calima. Será possível, então, baixar os arquivos para sincronizar a sua aplicação com o Ambiente Nacional, o que é útil nos casos em que o sistema do usuário não possui todos os eventos enviados - por exemplo, quando alguma informação foi prestada utilizando-se o eSocial Web Geral, em situação de contingência.

No entanto, a ferramenta não se destina à recomposição completa da base do usuário, baixando todos os eventos já enviados. Ela foi desenvolvida para permitir apenas que sejam baixados eventos específicos que faltam na base local do usuário, por meio de pesquisa e retorno.


Pré-requisitos

  • Empresa tem que ter configurado o certificado digital e tem que ser do tipo A1.
  • Empresa com configuração do eSocial. Módulo Folha de Pagamento > Arquivos Digitais > Exportação > eSocial > eSocial > "Botão Configurações".

Observações

  1. Por enquanto só é permitido a utilização de empresas com certificado do tipo A1.
  2. Por enquanto só é sincronizado os eventos S-1000, S-1005 e S-1020.
  3. A sincronização dos vínculos é Exclusiva para clientes que estão migrando de outro sistema para o Calima.

Critérios para a utilização do eSocial BX

  • As solicitações não poderão ser realizadas entre os dias 1º a 7 de cada mês.
  • Cada empregador só poderá realizar uma solicitação por vez, ou seja, não será permitido paralelismo neste webservice.
  • O intervalo a ser pesquisado não poderá ser superior a 31 dias.
  • Os retornos das consultas conterão somente os eventos que foram recebidos no eSocial até uma hora antes que a hora do pedido.
  • No caso de procuração eletrônica, o solicitante deve possuir perfil que o habilite a transmitir o tipo de evento a ser consultado. Para visualizar como configurar a procuração eletrônica clique aqui.

Validações

1. Durante os dias 1º e 7º de cada mês não é permitido enviar solicitações.

Periodo-permissao.png

2. Só é permitido certificado digital do tipo A1.

Certificado-a3.png

3. Obrigatório ter a configuração do eSocial.

Sem-config.png

4. Obrigatório ter a configuração do certificado digital.

Sem-certificado.png


Procedimento

a) No módulo Folha de Pagamento acesse: Arquivos Digitais> Importação> eSocial> Sincronização de Eventos.

ESocialBX-1.png

b) Marque o "Tipo de Apuração" Mensal, informe a Referência" que o evento S-1000 foi enviado ao portal do eSocial e clique em "Sincronizar".

ESocialBX-3.png

c) Após realizar a sincronização o evento S-1000 poderá ser visto no monitor de eventos.


Sincronização para Cliente de outro Sistema

Para realizar a sincronização do eSocial enviado de outros sistemas, acesse: Arquivos Digitais > Importação > eSocial > Sincronização de Eventos.

Evento "S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público"

Para sincronizar o S-1000 enviado por outro sistema, Marque :"S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público", informe o "Início de Validade S-1000" e marque a opção "Gerar Evento S-1000 Pendente".

Bx-outroSistema-01.png

OBSERVAÇÃO:

  1. O início da validade do evento deve ser consultada diretamente no portal do eSocial. O início de validade trata-se do primeiro envio do S-1000 ao ambiente oficial pelo outro sistema.
  2. A opção "Gerar Evento S-1000 Pendente". DEVE ser marcada para importar o S-1000 de outro sistema. Para que os dados da Software House seja atualizado.

Evento "S-1005 - Tabela de Estabelecimentos e Obras ou Unidades de Órgãos Públicos"

Para sincronizar o S-1005 enviado por outro sistema, Marque "S-1005 - Tabela de Estabelecimentos e Obras ou Unidades de Órgãos Públicos" e informe o "Início de Validade S-1005". Caso a empresa possua o evento S-1005 gerado a partir de um tomador, será necessário informar o mesmo no campo Tomador de Serviços.

Bx-outroSistema-02.png

OBSERVAÇÃO:

  1. O início da validade do evento deve ser consultada diretamente no portal do eSocial. O início de validade trata-se do primeiro envio do S-1005 ao ambiente oficial pelo outro sistema.
  2. Caso a empresa possua o evento S-1005 gerado a partir de um tomador será necessário informar o mesmo no campo Tomador de Serviços (caso não seja informado a sincronização será feita para o S-1005 relacionado à empresa)
  3. Caso a empresa possua S-1005, e também o tomador possua o S-1005 o processo deverá ser feito dando prioridade para o S-1005 da Empresa. Devido a limitação de solicitações diárias que a sincronização via eSocial BX possui.

Evento "S-1020 - Tabela de Lotação Tributárias".

Para empresas que enviaram o eSocial através de outro sistema NÃO é necessário marcar a opção: "S-1020 - Tabelas de Lotações Tributárias". Pois, o mesmo será reenviado através do Calima.


  • Sincronizar Vínculos

Obs.: 1)Necessário informar a referência de geração do eSocial no Calima -> faz-se necessário a utilização dessa referência para geração/validação dos evento da fase 3 do eSocial(essa informação será salva em : MFP > Configurações > Empresa > 'Aba eSocial' > campo 'Referência de inicio da geração/envio dos eventos do eSocial utilizando o Calima.')

Ex: ref 02/2019 -> ultima referência em que o cliente enviou os evento de folha(em outro sistema) para o eSocial

ref 03/2019 -> referência a ser informada e que o envio dos eventos será efetuado pelo Calima

2)Está opção será utilizada para:

-> informar as matriculas dos vínculos existentes no portal do eSocial(vínculos existentes no portal não podem ser excluídos) -> funcionalidade necessária pois uma vez gerada a matrícula no portal (gerada por outro sistema no caso) a mesma não poderá ser alterada uma vez que o Calima gera as matriculas para o eSocial no padrão e E55-V45 (E-> empresa, 55-> código da empresa, V -> vínculo, 45-> matrícula no Calima) -> a matrícula informada para o campo matrícula eSocial será utilizada para enviar novas informações para o eSocial (Ex: Afastamento, remuneração, ferias etc.) -> para os vínculos enviados no S-2300 na funcionalidade acima não será necessário informar a matrícula(as categorias que são enviadas no S2300 não possuem matrícula no portal do eSocial)

Ao final do processo teremos um relatório com o resultado obtido resultado.png: Ex: Sincronização com o eSocial BX Resultado da sincronização: Evento S-1000: 203 - Evento sincronizado com sucesso. Evento: ID1264566800000002019043008972100001 - Nº Recibo: 1.2.0000000000442664369

Resultado da sincronização: Evento S-1005: 203 - Evento sincronizado com sucesso. Evento: ID1264566800000002019043008172100001 - Nº Recibo: 1.2.0000000000442594369

Vinculação do número de matrícula do eSocial para os Trabalhadores Processo realizado com sucesso para o vinculo 1-xxxxxxxxxxxxxxxxx .

Processo realizado com sucesso para o vinculo 2-xxxxxxxxxxxxxxxxxxx .

Processo realizado com sucesso para o vinculo 3-xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Processo realizado com sucesso para o vinculo 4-xxxxxxxxxxxxxxxxx.

Processo realizado com sucesso para o vinculo 5-xxxxxxxxxxxxxx .

Eventos Pendentes gerados S-1000 Pendente - Deve ser enviado para atualizar os dados de contato do responsável e os dados da Software House

S-1030 Pendente - Deve ser enviado para atualizar a codificação do cargo no eSocial

S-2206 Pendente - Deve ser enviado para atualizar os dados do cargo e quadro de horários no eSocial

S-2306 Pendente - Deve ser enviado para atualizar os dados do cargo e quadro de horários no eSocial

Após o processo será necessário enviar através do Calima: 1)Os eventos (enviados através do monitor de eventos MFP > Arquivo Digitais > Exportação > eSocial > eSocial)

  • S-1010 - Tabela de Rubricas
  • S-1020 - Tabela de Lotações Tributárias(Obs.:conferir as alíquotas).
  • S-1050 - Tabela de Horários/Turnos de Trabalho

2)Os eventos (enviados através do monitor de eventos MFP > Arquivo Digitais > Exportação > eSocial > Monitor de Eventos eSocial > Aba Eventos Pendentes para Envio):

  • O evento S-1000 Pendente gerado no processo
 -> gerado para alterar os dados: 
  - de Contato -> informações da Administradora cadastrada no Calima 
  - dados da SoftwareHouse	
  
  • Os eventos S-1030 Pendentes gerados no processo
 -> gerados com codificação padrão para não ocorrer conflito com código enviados por outros sistema para empresa em questão -> "Calima"+codigoCargo (ex: Calima1113)
 
 -> Obs.: caso não sejam gerados os evento pendentes S-1030 (é porque a codificação dos cargos já estão no padrão ("Calima"+codigoCargo). Nesse caso enviar o S-1030 pela funcionalidade MFP > Exportação > eSocial > eSocial > Selecionar S-1030 Tabelas de Cargos/Empregos Públicos

  • Os eventos S-2206/2306 Pendentes gerados no processo
 -> gerados para atualizar a codificação do cargo e do quadro de horários dos trabalhadores

Eventos de Folha -> Somente serão gerados eventos de folha(para empresas que enviaram o eSocial em outro sistema e passaram a usar o Calima) quando a referência atual da empresa for maior ou igual à referência informada no Campo Referência de inicio da geração/envio dos eventos do eSocial utilizando o Calima.

Obs.: Deve ser verificado em qual regime a empresa trabalha: Regime de Competência ou Regime de Caixa

    • Caso seja por regime de caixa devemos verificar qual foi o último envio dos evento S1200 e S1210, pois caso exista o s1200 da referência anterior com pagamento na referência atual o Calima não irá gerar o evento S-1210 pois não tem informação do identificador(que vincula o S1200 com seu pagamento S1210) do evento S1200 gerado no outro sistema.

Ex.:

  • S1200 na referencia 02/2019 (gerado por outro sistema).
  • Na referência 03/2019 deverá ser informado o pagamento do mês anterior no S-1210 (não gerado pelo Calima)

Possível solução: informar o S-1210 a referência 02/2019 através do outro sistema ou informar o S-1210 a referência 02/2019 acessando diretamente o portal



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