Cadastro de Funcionários

Revisão de 11h29min de 20 de agosto de 2019 por Administrador (Discussão | contribs) (Índice)


Índice

  1. Definição
  2. Observações
  3. Procedimento
    1. Dados Pessoais
      1. Aba Gerais
      2. Aba Identidade
      3. Aba Título de Eleitor
      4. Aba Carteira de Habilitação
      5. Aba Carteira de Trabalho
      6. Aba Passaporte
      7. Trabalhador Estrangeiro
  4. Dados Complementares
  5. Vínculo
    1. Cargos
    2. Salarios
    3. Horarios
    4. Afastamento
    5. Aprendiz/Estagiario
    6. Ferias
    7. Exames
    8. Planos de Saude
    9. Trabalho Intermitente
    10. Local de Trabalho
    11. Rescisao
    12. Prev. Complementar
    13. Vales Transporte
    14. Tomadores de Serviço
  • Veja mais

  • Definição

    Este ajuda tem por finalidade auxiliar no cadastro de funcionários.


    Observações

    • NÃO são exportados para a RAIS as categorias "Diretor não empregado e demais empresários sem FGTS" e "Trabalhador autônomo com contribuição sobre remuneração; trabalhador associado à cooperativa de produção". Sem impacto no arquivo digital.
    • Somente para as categorias acima são permitidas serem cadastradas sem o quadro de horário.
    • A categoria de estagiário permite que seja informado um salário zerado, referente a bolsas não remuneradas de estágio.

    Procedimento

    Em seu Módulo Folha de Pagamento, acesse o menu Manutenção > Trabalhador > Dados Pessoais/Vínculo, para cadastrar as informações dos trabalhadores.

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    Dados Pessoais

    a) Vá até o Módulo Folha de Pagamento, acesse o menu: Manutenção > Trabalhador > Dados Pessoais.

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    b) Na tela "Manutenção de Trabalhador – Dados Pessoais" clique em Incluir.

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    c) Na aba Dados Principais informe os dados do funcionário. Lembre-se de fornecer a maior quantidade de informação nas abas referentes aos Documentos, para o melhor desempenho do Sistema.

    Em "Documentos - aba Gerais" informe o número do CPF e o número do PIS/NIS do trabalhador.

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    OBS: Para sócio é necessário marcar a opção "Proprietário.

    Em "Documentos - aba Identidade" informe os dados do RG.

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    Em "Documentos - aba Título de Eleitor" informe o número do Título de Eleitor, a Seção e a Zona Eleitoral.

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    Em "Documentos - aba Carteira de Habilitação" informe os dados do mesmo.

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    O Preenchimento da CTPS é necessária na emissão de arquivos digitais como o SEFIP e GRRF. Recomendamos que os campos referentes a CTPS sejam preenchidos.

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    Em "Documentos - aba Passaporte" informe o Número e a Validade do Visto.

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    Para habilitar as configurações de "Naturalidade" referentes a estrangeiros, é necessário que a UF esteja marcada como exterior para isso clique no ícone "Lupa" do campo "UF" ou acesse:Módulo Principal> Manutenção> CEP> UF.

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    Os campos de "Naturalidade" para o trabalhador estrangeiro devem ser preenchidos, para o correto envio do evento S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador.

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    Dados Complementares

    Na aba "Dados Complementares", clique no ícone "+" para cadastrar um novo endereço. Repita o mesmo processo para as abas Telefone e E-mail. Você pode inserir no cadastro de um funcionário mais de um Endereço, Telefone e E-mail.

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    Na aba "Vínculos", clique no ícone "+" para cadastrar um novo Vínculo. O Sistema permite que se cadastre mais de um vínculo para o mesmo trabalhador.

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    Vínculo

    Clicando no ícone "+" da tela de "Manutenção de Trabalhador – Dados Pessoais" a tela "Manutenção de Trabalhador – Vínculo" , é aberta para o preenchimento das informações ou pelo menu Manutenção > Trabalhador > Vínculo. Lembre-se sempre de preencher a maior quantidade de informações possíveis. Vamos começar pela aba Gerais.

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    Preenchida a aba Gerais, vamos preencher agora a aba "Cargos". Para incluir um cargo basta clicar no ícone "+", efetuar o preenchimento dos dados necessários do cargo e clique em "Salvar".

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    Para cadastrar o salário do funcionário, acesse a aba "Salários" e clique em "+".

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    • Caso o funcionário seja "Horista", basta marcar a opção.

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    Obs.: Para os meses de 31 dias o sistema irá considerar o número de horas informadas no campo "Nª Horas MENSAIS" e dividir por 30 e multiplicar por 31.

    Atenção: Marque a opção Fixar Nª Horas MENSAIS apenas se desejar manter o número de horas informadas no campo "Nº Horas MENSAIS (mês 30 dias)" fixas para todos os meses. Para o cálculo da média de horas de salário variável, ou seja, horista com número de horas diferentes durantes os meses, é necessário desmarcar a opção Fixar Nª Horas MENSAIS.


    • Para cadastrar o funcionário como "Diarista", basta marcar a opção no cadastramento.

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    • Campo "Porcentagem de comissão sobre vendas" , é o percentual de comissão do trabalhador sobre cada venda.

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    OBS 1: A porcentagem de comissão de sobre cada venda será impressa no relatório de "Etiquetas para Carteira de Trabalho", caso castrado um valor para o campo.

    • Funcionamento do Campo Outras Remunerações:

    Clique no ícone "+" para incluí-lo e preencha as informações necessárias.

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    Abrirá a tela "Outras Remunerações - Dados de Outros Vínculos Empregatícios".

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    Atenção! Ao incrementar outra remuneração ao vínculo, o preenchimento dos campos Nome/Razão Social, CPF/CNPJ e Valor da tela "Outras Remunerações - Dados de Outros Vínculos Empregatícios" é obrigatório.

    • Se as outras remunerações forem incidente ao INSS, será aplicado a alíquota com base no total das duas empresas porem somente abatido em cada empresa o nela cobrado, por exemplo, sendo que se o valor do salário do vínculo na empresa + outras remunerações for maior que o teto do INSS, o valor da base na empresa é abatido do valor que foi pago ao funcionário na outra empresa.
    • Se as outras remunerações forem incidente ao IRRF, o sistema irá somar elas na base de cálculo do IRRF.
    • Se as outras remunerações forem incidente ao FGTS, o sistema irá somar elas na base de cálculo do imposto e informará elas ao SEFIP.


    Salve para manter as configurações.



    a)Cadastrado o salário do trabalhador, vamos configurar seu horário de trabalho. Selecione o ícone "+" e selecione o quadro de horários e informe uma descrição.

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    b) Clique em "Salvar" para guardar as alterações.


    a) Para adicionar um afastamento, acesse a aba "Afastamentos" e clique no ícone "+".

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    b) Informe a "Data do Afastamento", "Motivo do Afastamento", "Data do Retorno" e "Motivo do Retorno" após, clique em Salvar.

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    Exemplo: Data de retorno no dia 05/05/2016, primeiro dia de trabalho será o dia 06/05/2016, o dia 05/05/2016 será considerado o último dia de afastamento.

    c) Na tela "Manutenção de Trabalhador - Vínculo" clique novamente em salvar para guardar as alterações.


    Nesta aba é possível cadastrar as informações do Aprendiz ou Estágiário.

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    1. Informe o Curso Matriculado.
    2. Informe a Área de Atuação.
    3. Informe o Responsável pelo Aprendiz/Estagiário.
    4. Informe a Instituição de Ensino.
    5. Informe a Natureza do Estágio.
    6. Informe o Nível do Estágio.
    7. Informe o Número da Apólice do seguro.


    a) Na aba "Férias", clique no botão "+" e adicione as informações necessárias na tela "Férias".

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    b) Salve para manter as configurações.


    a) Na aba "Exames", clique no botão "+" e adicione as informações necessárias na tela "Exames Ocupacionais".

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    b) Salve para manter as configurações.


    a) Na aba "Planos de Saúde", clique no botão "+" e adicione as informações necessárias na tela "Manutenção de Trabalhador - Plano Saúde".

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    b) Clique em "+" para adicionar informações em "Plano de Saúde Reembolso".

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    c) Salve para manter as configurações.


    a) Na aba "Trabalho Intermitente", clique no botão "+" e adicione as informações necessárias na tela "Convocação para Trabalho Intermitente".

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    Obs.: para habilitar a aba "Trabalho Intermitente" é necessário definir o item "Categoria" na aba Gerais como 111 - Empregado - Contrato de Trabalho Intermitente.

    b) Salve para manter as configurações.


    Nesta aba é possível cadastrar as informações referente ao local de trabalho do trabalhador.

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    a) Na aba "Rescisão" adicione as informações necessárias referentes a rescisão do trabalhador.

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    b) Em "Férias a incluir" clique no botão "+" e adicione as informações necessárias na tela "Rescisão - Férias".

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    c) Salve para manter as configurações.


    a) Na aba "Prev. Complementar", clique no botão "+" e adicione as informações necessárias na tela "Manutenção de Trabalhador - Previdência Complementar".

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    b) Salve para manter as configurações.


    a) Na aba "Vales Transporte", clique no botão "+" e adicione as informações necessárias na tela "Vale Transporte".

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    1. Informe o Vale Transporte.
    2. Informe o Tipo de Cálculo.
    3. Informe o Evento.
    4. Informe a Quantidade por Turno.
    5. Informe os Dias de Cálculo.


    b) Salve para manter as configurações.


    a) Na aba "Tomadores de Serviço", clique no botão "+" e adicione as informações necessárias na tela "Tomador de Serviço Trabalhador".

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    1. Informe o Tomador de Serviço.
    2. Informe a Data Inicial.
    3. Informe a Data Final.


    b) Salve para manter as configurações.

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