Para melhor atender às novas determinações trabalhistas, foram disponibilizados no Calima os recursos necessários para a geração do arquivo (no formato oficial exigido pela CAIXA) que possibilita o cadastramento de trabalhadores no Cadastro NIS.
Este arquivo deve ser enviado à CAIXA e esta retornará outro arquivo que, também pode ser importado em nosso sistema para compor automaticamente as informações do trabalhador.
OBS.: o cadastramento de inscrições NIS pela Internet é realizado apenas por empregados privados cadastrados no CNPJ. Aos empregados vinculados a inscrições CEI, o cadastramento é realizado somente nas Agências da CAIXA.
1) No Módulo Folha de Pagamento acesse a tela disposta no menu Arquivos Digitais > Exportação > NIS.
2) Clique no botão "Adicionar Trabalhadores" para indicar quais trabalhadores estão solicitando o benefício.
3) Inicialmente, é preciso informar a empresa no qual o(s) trabalhador(es) está(ão) vinculado(s) e, sem seguida, clicar no botão "Consultar".
4) Selecione o(s) trabalhador(es) e clique no botão "OK" para que os registros sejam exibidos na tela de geração do arquivo (tela acessada inicialmente);
5) A listagem de trabalhadores que comporão o arquivo pode ser ajustada para adição ou exclusão de novos registros, inclusive com trabalhadores de diferentes empresas. Após indicar o(s) trabalhador(es) adequadamente, clique no botão "Ok" para que o sistema possa gerar o arquivo;
6) Ao final do processamento, salve o arquivo no computador para que possa ser enviado à CAIXA. A CAIXA retornará, dentro do prazo padrão de 48 Horas úteis.
7) Para enviar o arquivo gerado via conectividade social: Manual para Envio dentro da Conectividade Social
OBS: o acesso ao Cadastro NIS não exige Certificado Digital. Basta usar o NIS e Senha.
1) Após o retorno da CAIXA, será necessário importar o arquivo para que as informações recebidas sobre o(s) trabalhador(es) sejam incorporadas aos demais dados existentes no CALIMA. Basta acessar o módulo Folha de Pagamento > Menu Arquivos Digitais > Importação > NIS;
2) Em "NIS-Importação" indique o caminho de acesso ao arquivo retorno e clique no botão "OK" para que a importação seja processada.