Cálculo Imposto de Renda Sobre Participação nos Lucros

De Ajuda do Calima



Definição

Este ajuda tem como objetivo auxiliar na configuração da participação nos lucros para o cálculo do imposto sobre a PLR.


Procedimento

a) Acesse o menu: Manutenção > Trabalhador > Evento.

Mf-e-01.png

b) Clicando em Evento se abre a tela Manutenção de Eventos do Cargo do Trabalhador, nela é que vamos lançar a "Participação nos Lucros" do funcionário. Podemos inserir nessa tela onde a"Participação nos Lucros" será calculada, como por exemplo nas férias, rescisão. Por padrão vem selecionado a opção de interferir na folha.

Mf-e-02.png

c) Agora vamos selecionar o trabalhador que irá receber a "Participação nos Lucros". No campo trabalhador insira o código ou clique no ícone de lupa e procure o trabalhador.

Mf-e-03.png

d) Selecionado o trabalhador, vamos lançar a "Participação nos Lucros" do funcionário clicando no ícone "+". na tela "Manutenção de Eventos do Cargo do Trabalhador" podemos mais uma vez selecionar onde esse evento será calculado, e logo abaixo vamos selecionar o evento. Podemos selecionar o evento através da lupa ou através do código do evento.

Mf-e-04.png

e) No caso de "Participação nos Lucros" deve-se inserir manualmente o valor da mesma, mas, outros eventos o cálculo do valor é automático. Você pode selecionar também se a "Periodicidade" ocorrerá somente nessa referência, ou se ocorrerá durante um determinado período.

Mfp-plr-01.png

f) Clique em "Salvar" e o evento será lançado mas a tela de eventos não é fechada, isso acontece porque o sistema possibilita lançar mais eventos, clicando em fechar voltaremos a tela de "Manutenção de Eventos do Cargo do Trabalhador" com isso podemos ver que a "Participação nos Lucros" lançada para o trabalhador.

Mfp-plr-02.png

g) Realize normalmente o cálculo da Folha de pagamento, após acesse o menu Processos > Consultar Cálculos.

Mfp-plr-03.png

h) Informe o trabalhador e, visualize o evento 89 "IRRF sobre a PLR" que é o valor do imposto de renda sobre a Participação nos Lucros nesse caso o valor da alíquota é de 7,5% e o desconto de 174,18.

Mfp-plr-04.png

OBS: Na hipótese de pagamento de mais de uma parcela referente a um mesmo ano-calendário, o imposto deve ser recalculado, com base no total da participação nos lucros recebida no ano-calendário, mediante a utilização da tabela constante do Anexo, deduzindo-se do imposto assim apurado o valor retido anteriormente.


Tabela de Imposto de Renda Sobre a Participação dos Lucros

a) Para consultar as alíquotas e valores de dedução do imposto de renda sobre a participação dos lucros, acesse Manutenção> Tabelas> Valor e Imposto - PLR.

Mfp-plr-05.png

b) Para visualizar a tabela de Participação deve-se escolher entre a tabela de para a referência de 2015 e 2014.

Mfp-plr-06.png

"OBS:" A tabela de 2015 é válida a partir de abril, até março de 2015 deve-se utilizar a tabela de 2014.

c) Na tabela de Manutenção de valor do PLR Anual pode-se ver a Alíquota e valor da dedução para cada limite de rendimento da participação nos lucros.

Mfp-plr-07.png



Veja Também